AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Abrem abrem fogo contra a embaixada cubana em Washington com um rifle de assalto, capturam um suspeito e nenhuma vítima é relatada

Os agentes encontraram o suspeito com uma espingarda de assalto e o detiveram sem incidentes.
Nas primeiras horas desta quinta-feira, 30 de abril, um indivíduo desconhecido fez fogo contra o prédio da Embaixada de Cuba nos Estados Unidos, informou o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado à imprensa em seu site.
Não houve danos ao pessoal da missão, que estão seguros e protegidos , mas houve danos materiais no edifício resultantes do impacto do tiroteio, ele especificou.
O indivíduo, cuja identidade o governo cubano não possui informações, foi detido pelas autoridades locais no local e está sob custódia.
A missão diplomática cubana, localizada na cidade de Washington DC, possui um sistema de proteção e segurança para enfrentar qualquer ameaça contra pessoal e instalações.
O governo cubano aguarda a correspondente investigação das autoridades norte-americanas sobre a identidade e as motivações do autor dessa agressão, bem como sobre as circunstâncias do acto. 

É uma obrigação dos Estados adotar todas as medidas apropriadas para proteger as instalações de uma missão diplomática credenciada em seu país contra qualquer invasão ou dano e evitar que a tranquilidade da missão seja perturbada ou que sua dignidade seja violada, afirmou o Ministério das Relações Exteriores.
Um veículo que a polícia considera estar relacionado ao facto permanece estacionado do lado de fora da sede diplomática. Foto: Antonia Noori Farzan / The Washington Post

Ministro das Relações Exteriores de Cuba: "É obrigação dos Estados proteger os diplomatas nele acreditados"

O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, repudiou o ataque à embaixada cubana nos Estados Unidos neste dia. Em sua conta no Twitter, o Ministro das Relações Exteriores expressou que é obrigação dos Estados proteger os diplomatas acreditados  e suas instalações.

Detalhes dos fatos, de acordo com a imprensa local

“ O tiroteio aconteceu por volta das 2h10 da frente da embaixada , na 16th Street NW, perto da Fuller Street NW. A polícia chegou ao local e em poucos minutos e prendeu o suspeito, mas se recusaram -se a identificar ”, diz  The Washington Post .
  • O tenente da polícia de DC Brian Hollan disse a repórteres que ninguém ficou ferido no tiroteio, mas eles ainda estão investigando até que ponto a embaixada cubana foi danificada.
  • Vários moradores da área, usando o aplicativo do bairro Nextdoor, relataram que haviam acordado ao ouvir uma enxurrada de tiros e gritos.
  • O tenente do Departamento de Polícia de Washington DC explicou que a investigação agora está sendo liderada pelo Serviço Secreto.
"O Serviço Secreto disse que uma pessoa foi presa sob a acusação de possuir uma arma de fogo não registada

Nas fotos, impacto do tiroteio no edifício da embaixada

 

.
Embaixada cubana em Washington.

Arquivo de CD: Trabalhando entre assassinos

A segunda metade da década de 1970 foi pródiga em ações terroristas contra a representação de Cuba perante as Nações Unidas  por grupos contra-revolucionários, especialmente pelo Omega 7.

Ataques terroristas contra a sede diplomática cubana nos Estados Unidos

1959
  • 1º de abril : Um ataque terrorista causa danos materiais ao consulado cubano em Nova York.
  • 4 de junho : O cônsul cubano em Miami, Estados Unidos, ficou gravemente ferido em um ataque.
1960
  • 13 de outubro : Ferido Abelardo León Blanco, cônsul-geral cubano em Miami, Estados Unidos, durante um ataque terrorista ao escritório consular. Eles também roubaram dinheiro, destruíram uma máquina de escrever, rasgaram telefones e estupraram arquivos. O custo é de 8.500,00 pesos.
1961
  • 13 de maio:  Um funcionário cubano da ONU ficou ferido e seu carro foi destruído quando foi atacado por vários elementos terroristas em Nova York. O custo é de 10.000,00 pesos.
1967
  • 3 de abril:  A acusação de assuntos de Cuba para a ONU foi ferida como resultado da explosão de um artefato colocado dentro de um livro enviado ao seu escritório por elementos terroristas.
1969
  • 23 de junho:  Um dispositivo incendiário lançado contra a missão da ONU em Cuba.
  • 25 de agosto:  Foi realizado um ataque terrorista contra a Missão Cubana na ONU.
1972
  • 9 de janeiro:  Um carro da Missão Cubana na ONU foi queimado e parcialmente destruído, estacionado em frente a um prédio de apartamentos onde residiam os funcionários daquela Missão. O custo é de 4.000,00 pesos.
1973
  • 23 de junho:  Foi iniciado um incêndio em um carro da missão cubana na ONU.
1976
  • 3 de março:  Um funcionário da missão permanente de Cuba na ONU, Estados Unidos, foi ferido quando ele abriu e explorou um pacote recebido na sede, enviado por elementos terroristas.
  • 6 de junho:  Um dispositivo explosivo foi detonado na Missão Cubana nas Nações Unidas, causando danos à propriedade. (Destruiu a porta de entrada do edifício)
1978
  • 8 de junho:  Um dispositivo explosivo foi detonado no prédio da Seção de Interesses Cubanos em Washington, causando danos consideráveis.
  • 9 de setembro:  Um dispositivo explosivo foi detonado na Missão Cubana no prédio da ONU, causando sérios danos às instalações do prédio.
  • 9 de novembro:  Um dispositivo explosivo explode do lado de fora da Missão Cubana no prédio da ONU.
  • 29 de dezembro:  Um dispositivo explosivo explode na Missão Cubana nas Nações Unidas. Destruiu a porta da frente do prédio da sede.
1979
  • 4 de janeiro : Ataque com explosivos contra a Missão Cubana nas Nações Unidas, Nova York.
  • 18 de maio : Um dispositivo explosivo explode na seção de interesses cubanos em Washington, causando danos consideráveis ​​à propriedade. A ação foi realizada pela organização terrorista "Omega".
  • 27 de outubro : Um dispositivo explosivo explode na Missão Cubana nas Nações Unidas, causando alguns danos à propriedade.
  • 7 de dezembro:  Um dispositivo explosivo explode na Missão Cubana nas Nações Unidas, causando danos consideráveis ​​à propriedade.

www.cubadebate.cu

Sem comentários:

Enviar um comentário