AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

O mal e a caramunha CIA- Huawei


EUA aquece suas próprias histórias de espionagem para atingir a suposta espionagem chinesa 
Por Moon Of Alabama
12 de fevereiro de 2020 ”-  

Washington Post está esquentando uma velha história de criptografia:   

Por mais de meio século, governos de todo o mundo confiaram em uma única empresa para manter em segredo as comunicações de seus espiões, soldados e diplomatas.
A empresa, Crypto AG, teve sua primeira quebra com um contrato para construir máquinas de fabricação de código para as tropas americanas durante a Segunda Guerra Mundial.  Cheio de dinheiro, ele se tornou um fabricante dominante de dispositivos de criptografia por décadas, navegando ondas de tecnologia de equipamentos mecânicos para circuitos eletrônicos e, finalmente, chips e software de silício.



A empresa suíça vendeu milhões de dólares para mais de 120 países até o século XXI.  Seus clientes incluíam o Irã, conselhos militares na América Latina, rivais nucleares na Índia e no Paquistão e até o Vaticano.

Mas o que nenhum de seus clientes sabia é que a Crypto AG era uma propriedade secreta da CIA em uma associação altamente classificada com a inteligência da Alemanha Ocidental.  Essas agências de espionagem manipularam os dispositivos da empresa para que pudessem facilmente quebrar os códigos que os países usavam para enviar mensagens criptografadas.
O arranjo de décadas, entre os segredos mais guardados da Guerra Fria, baseia-se em uma história classificada e completa da CIA sobre a operação obtida pelo The Washington Post e pela ZDF, uma emissora pública alemã, em um projeto conjunto de reportagem.



O fato de a Crypto AG ter sido uma operação da CIA / NSA / BND é conhecido há décadas.  É de se perguntar por que a história da CIA foi vazada para o Washington Post e o canal de televisão estatal alemão ZDF   
 No @baltimoresun, com o @TBowmanNPR, escrevi uma longa história sobre o relacionamento secreto da NSA com a Crypto AG, permitindo que os Estados Unidos leiam os segredos de muitos países: link .   Agora, o @gregpmiller tem a história oficial da CIA deste projeto de décadas.



A história de Greg é uma leitura fascinante sobre o que descrevemos em 1995 como uma das grandes operações de inteligência da Guerra Fria, preenchendo detalhes que só podíamos adivinhar há 25 anos.  Fico feliz em ver que temos a história bem.
Lembro-me claramente de como, no final de minha viagem à Suíça em 1995, para encontrar ex-funcionários da Crypto AG, um deles conseguiu encontrar um memorando de armas de fumo em 1975 que mostrava um matemático de criptografia da NSA chamado Nora Mackebee, em uma reunião de Design de criptografia.
Dois anos depois de Scott Shane contar a história, Wayne Madsen basicamente a plagiou para escrever uma história semelhante para algumas revistas de amantes da conspiração:
@ SanhoÁrvore da árvore Sanho -  13:48 UTC?  11 de fevereiro de 2020
Para registrar, publiquei a história da Crypto AG há 23 anos, quando era editor do Covert Action Quarterly.
Se você quer entender por que a comunidade de inteligência americana tem tanto medo da Huawei, é porque eles jogam o mesmo jogo há décadas.  Crypto AG: A prostituta Trojan da NSA?
Scott Shane @ScottShaneNEW -  15:05 UTC?  11 de fevereiro de 2020
Respondendo ao @SanhoTree E, para que conste
, a história do CAQ de 1997 foi baseada principalmente na história do @baltimoresun que escrevi com o @tbowman em 1995: RIGGING THE GAME 

A empresa suíça Crypto AG se tornou inútil para a NSA quando as pessoas se mudaram para computadores comuns para criptografar suas informações e usaram a Internet para enviá-las.    Eu precisava de outras empresas que eu pudesse manipular.

Naquela época, esse escritor era o diretor técnico de uma grande empresa de acesso à Internet.  Quando tivemos que selecionar uma plataforma de firewall para nossas redes internas, discutimos cinicamente se seria preferível comprar equipamentos da Cisco, depois ser espionados pela NSA ou comprar na empresa israelense Checkpoint que provavelmente tinha um backdoor do Mossad.  (Compramos os dois e os empilhamos.)

Esse cinismo foi totalmente justificado quando se tornou evidente quando Edward Snowden revelou as maquinações da NSA.  Logo após a Juniper Networks, fornecedora de equipamentos de coluna vertebral grande, havia pelo menos duas backdoors da NSA em seu sistema operacional.    Outras empresas de equipamentos de telecomunicações "ocidentais" foram igualmente manipuladas  :

Mesmo empresas em países neutros não estão fora dos limites das manipulações da NSA.  Um ex-funcionário da Crypto AG confirmou que autoridades americanas de alto nível se aproximaram de países europeus neutros e argumentaram que sua cooperação era essencial para a luta da Guerra Fria contra os soviéticos.  A NSA teria recebido apoio das empresas de criptografia Crypto AG e Gretag AG na Suíça, Transvertex na Suécia, Nokia na Finlândia e até empresas recém-privatizadas na Hungria pós-comunista.  Em 1970, de acordo com um artigo secreto alemão sobre inteligência do bND, fornecido ao autor, os alemães planejavam "fundir" as operações de três empresas de criptografia - Crypto AG, Grattner AG (outra empresa de criptografia suíça) e Ericsson da Suécia.
Então, por que a suposta história secreta da CIA vazou de uma história já conhecida no momento?  E por que também vazou para uma estação de televisão alemã?
Sanho Tree aponta a provável razão:  

Se você quer entender por que a comunidade de inteligência americana tem tanto medo da Huawei, é porque eles jogam o mesmo jogo há décadas.
A história do WaPo em si também faz a conexão    :
Também há ecos da Crypto nas suspeitas que circulam em empresas modernas com supostos links para governos estrangeiros, incluindo a empresa de antivírus russa Kaspersky, um aplicativo de mensagens de texto vinculado aos Emirados Árabes Unidos e a gigante chinesa de telecomunicações Huawei     .
A história acalorada da Crypto AG é uma mancha sutil de manchas contra a Huawei e Kapersky.
Os Estados Unidos querem convencer os países europeus a não comprar produtos Huawei para suas redes 5G.  Ele quer lembrá-lo de que os produtos de telecomunicações podem ser manipulados.  Ele quer incutir medo de que a China use a Huawei para espionar países estrangeiros, assim como os Estados Unidos usaram a Crypto AG.
Essa também é a razão da recente manchete enganosa da Reuters que a própria história desacreditou:  

"No final de 2019, os Estados Unidos nos transmitiram informações de inteligência, segundo as quais foi demonstrado que a Huawei estava cooperando com as autoridades de segurança da China", afirmou o jornal em documento confidencial do Ministério das Relações Exteriores.
A "inteligência dos EUA" que é entregue para manipular alguém, é claro, não é "prova".
Os Estados Unidos estão levando seus aliados a um nível muito alto:  
O secretário de Estado Mike Pompeo declarou ao Partido Comunista Chinês "a ameaça central de nossos tempos" na quinta-feira, mesmo enquanto procurava discutir as perspectivas de um acordo comercial dos EUA com a Grã-Bretanha, que rejeitou a pressão dos EUA para proibir uma empresa  Futura infraestrutura de telecomunicações da China . 
As críticas contundentes ao governo chinês foram o idioma mais forte que Pompeo usou quando o governo Trump tenta convencer os aliados dos EUA dos riscos decorrentes do uso de equipamentos da Huawei, uma gigante chinesa da tecnologia.
Uma semana após a mensagem de pânico de Pompeo, Trump ligou para convencer Boris Johnson de que não estava impressionado  :

O relacionamento anteriormente estreito de Donald Trump com o primeiro-ministro britânico Boris Johnson parece quase em colapso, depois de mais revelações que o presidente telefonou para ele.
O comportamento de Trump durante a ligação da semana passada foi descrito pelas autoridades como "acidente vascular cerebral", e Johnson agora apresentou planos para uma visita iminente a Washington.  
...
A ligação, que uma fonte descreveu para o Financial Times como "muito difícil", veio depois que Johnson desafiou Trump e concedeu à empresa chinesa de telecomunicações Huawei os direitos de desenvolver a rede 5G do Reino Unido.
A fúria de Trump foi desencadeada por Johnson apoiando a Huawei, apesar de várias ameaças de Trump e seus aliados de que os Estados Unidos retirariam a cooperação de segurança com o Reino Unido se o acordo fosse adiante.
As ameaças de Trump supostamente "irritaram" o governo do Reino Unido, com Johnson frustrado pelo fato de o presidente não sugerir nenhuma alternativa ao acordo.
Os produtos Huawei são muito bons, relativamente baratos e facilmente disponíveis.  Eles são tão problemáticos quanto os produtos de outros fornecedores de equipamentos.  A verdadeira razão pela qual os Estados Unidos não querem que ninguém compre produtos da Huawei é que é a única grande empresa de rede que os Estados Unidos não conseguem convencer a fornecer backdoors.
Os países europeus não temem a China nem a espionagem chinesa.  Eles sabem que os Estados Unidos estão fazendo algo semelhante em uma escala muito maior.  Os europeus não vêem a China como uma ameaça e não querem se envolver na escalada entre os Estados Unidos e a China:
“De que lado seu país deve entrar em conflito entre os Estados Unidos e a China?
Os Estados Unidos acabam de acusar quatro militares chineses pela pirataria de Equifax em 2017, durante a qual milhões de endereços e dados financeiros foram roubados.    
O ex-CEO da CIA, Michael Hayden, havia defendido roubos como "espionagem honrosa" e Equifax tornara ridiculamente fácil entrar em seus sistemas    :

[J] ust cinco dias após a Equifax ser divulgada publicamente com sua violação - a KrebsOnSecurity divulgou a notícia de que a conta administrativa de um portal separado de resolução de disputas da Equifax que atendia a consumidores na Argentina era muito aberta, protegida por talvez a combinação de senhas mais fácil de adivinhar na história: "admin / admin".
Acusar oficiais militares estrangeiros de espionar quando apenas servidores mal protegidos são roubados é visto como ofensivo.  O que os Estados Unidos farão quando a China fizer o mesmo?

Toda nação espiã.  É um dos comércios mais antigos do mundo.  Que os Estados Unidos estão fazendo tanto barulho por causa da suposta espionagem chinesa quando é o maior pecador que é impróprio.  


Este artigo foi publicado por " Moon Of Ala bama  " " 
Via: FOICEBOOK http://bit.ly/2UKk11E

Sem comentários:

Enviar um comentário