A China quebrou um novo recorde de pacientes com coronavírus curados em um único dia. Na última sexta-feira, 72 conseguiram curar após tratamentos médicos, assim um total de 274 pacientes foram curados do surto.
Até essa data, todas as províncias chinesas relataram pelo menos um caso de coronavírus, como a região do Tibete, mas a província mais afetada continua sendo Hubei e sua capital Wuhan, o epicentro da doença.Este fato oferece um pouco de luz à situação sombria no país asiático. No entanto, o número de mortes pelo novo coronavírus aumentou para 259, enquanto outras 441 pessoas permanecem em estado crítico.
A grande maioria das mortes ocorreu nesta província e 7.153 das 11.901 infecções do gigante asiático são relatadas.
[URGENTE] Actualización de casos de #coronavirus de la OMS @WHO
GLOBAL
- 11.953 confirmados (2128 nuevos)
CHINA
-11.821 confirmados (2102 nuevos)
- 1795 graves (268 nuevos)
- 259 muertes (46 nuevas)
FUERA DE CHINA
-132 confirmados (26 nuevos)
- 23 países (4 nuevos)
521 personas están hablando de esto
Em Wuhan, dois hospitais são construídos contra o relógio para tratar os infectados. Espera-se que comece a operar nos dias 3 e 5 de fevereiro, respectivamente. Ambos terão capacidade para 1.600 camas e espaço de trabalho será fornecido para mais de 2.000 funcionários.
As ruas populosas da China antes mostram câmeras internacionais uma paisagem sombria. Medidas de quarentena foram impostas em 10 cidades e as autoridades pediram que cerca de 40 milhões de pessoas não deixassem suas casas em pelo menos duas semanas.
As viagens de trem no país também diminuíram consideravelmente. Uma queda de 77,3% foi registrada na última sexta-feira em comparação com o ano anterior. As autoridades do Grupo de Ferrovias do Estado Chinês disseram que a temperatura corporal dos passageiros está sendo verificada em 2.373 estações em todo o país.
#ChinaWuHan desarrolla prueba para detectar Coronavirus en 15 minutos. Especialistas chinos han desarrollado un kit de prueba, que servirá para la prevención y control de la epidemia.#NoALaDesinformación en las redes sociales #China @PresidenciaCuba @GedicCuba
Ver los otros Tweets de Uthamis Maria Hernández Savón
As medidas de isolamento chinesas começaram em 23 de janeiro passado com a suspensão de viagens aéreas, de ônibus e de trem para Wuhan. Nas cidades com restrições de mobilidade, apenas uma pessoa por família pode sair de casa para fazer compras no supermercado ou farmácia.
A epidemia de coronavírus não está afetando apenas milhões de pessoas na China, também são esperadas sérias conseqüências para a economia do país, enquanto as fábricas permanecem fechadas e a produção permanece paralisada.
O chefe da administradora francesa Natixis IM, uma empresa de administração de ativos e fundos de investimento, David Lefferty, alerta que, se a economia chinesa sofrer, a economia mundial também será afetada. "É preciso levar em conta que nos últimos 20 anos o peso da China na economia mundial aumentou significativamente", afirmou.
Por seu turno, o primeiro-ministro chinês Li Keqiang pediu maiores esforços para acelerar a fabricação e o fornecimento de produtos médicos. Além disso, solicitou ao mecanismo de coordenação nacional que alocasse mais recursos às regiões mais afetadas.
Cooperação internacional
Keqiang pediu à presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, ajuda na chegada de suprimentos para melhorar a resposta à ameaça do surto de coronavírus no sábado.
"O governo e o povo da China têm confiança, resolução e capacidade de vencer a batalha contra a epidemia", disse Li. O funcionário explicou ao presidente da Comissão que o plano de resposta é realizado de maneira aberta e transparente, especialmente no centro do país.
Following information from about the need for protective equipment, our #ERCC is in contact with Member States to facilitate the delivery of personal protective equipment. 12 tons of protective equipment are already en route to . #coronaravirus ec.europa.eu/commission/pre …
77 personas están hablando de esto
Por sua vez, von der Leyen, disse que a UE respeita e reconhece grandemente as medidas de prevenção e controle da epidemia pelas autoridades chinesas. Além disso, afirmou que o bloco europeu fará o possível para oferecer uma ajuda à China através O fornecimento de recursos médicos.
O governo paquistanês também atribuiu 300.000 máscaras médicas, 800 roupas de proteção especiais e 6.800 pares de luvas pertencentes a hospitais públicos naquele país e as enviou para a China.
Os governos da Rússia, Vietnã, Malásia, Cazaquistão, Alemanha, Reino Unido, França, Áustria, Austrália, Argélia, Irã e Turquia também ofereceram doações de suprimentos médicos antiepidêmicos para apoiar a China na contenção do coronavírus.
Alerta Internacional
O coronavírus se espalhou para 24 países do mundo. Sua rápida disseminação em apenas um mês levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar o vírus como uma emergência internacional.
O representante da agência das Nações Unidas, Gauden Galea, disse que a declaração da OMS faz com que os governos tomem precauções para preparar todas as precauções e impedir a propagação do vírus.
¿Quieres saber más sobre el nuevo #coronavirus
Nuestro Subdirector Jarbas Barbosa te explica todo lo que tienes que saber.
¡Compártelo por favor!#SaludParaTodos
800 personas están hablando de esto
O funcionário acrescentou que a OMS demonstrou preocupação por os países mais pobres não estarem preparados para responder à situação. "Essa declaração requer uma resposta internacional coordenada e pode contribuir com mais dinheiro e recursos".
"A mortalidade na China está diminuindo, mas o número de casos confirmados continuará a crescer porque milhares de amostras de casos suspeitos ainda precisam ser analisadas", afirmou Galea.
Fora das fronteiras chinesas, 137 casos confirmados de coronavírus foram contados, apenas dois em estado crítico na França. Em todo o mundo, o número de pacientes com a epidemia subiu para mais de 12.000.
Entre os países que relataram casos estão Japão, Tailândia, Austrália, Alemanha, Estados Unidos, Vietnã, Alemanha, Canadá, Rússia, Índia, Camboja, Reino Unido, Finlândia e, recentemente, Espanha. A América Latina ainda não registrou casos, embora os pacientes estejam sendo monitorados no Brasil e no Equador.
Sem comentários:
Enviar um comentário