Em 2017, cientistas do Departamento de Química da Universidade de Adis Abeba publicaram um estudo no qual revelavam que a salinidade da lagoa Gaet'ale ultrapassou os 43%, se tornando o corpo de água mais salgado do planeta. Além disso, o estudo indicou que a composição da água da lagoa era semelhante à do Lago Don Juan, um lago hipersalino localizado na Antártida. O Lago Don Juan foi considerado, desde a sua descoberta em 1961, como o mais salgado da Terra, com um nível de salinidade superior a 40%. |
A salinidade do Gaet'ale é duas vezes maior que a do Mar Morto e é 12 vezes maior que o normal para os oceanos da Terra. A lagoa está situada na Etiópia, na região de Afar e próximo da cratera Dallol na Depressão de Danakil, cuja paisagem de salinas e lagoas verdes e ácidos de óxido de ferro e enxofre, é uma das mais impressionantes do mundo.
Isso se deve as fontes termais subterrâneas, que descarregam salmoura e líquidos ácidos, e que junto com as erupções freáticas -ocorridas em 1926- formam um pequeno inferno na Terra.
São precisamente essas fontes termais subterrâneas de origem tectônica que também alimentam a lagoa Gaet'ale. Nenhum rio deságua nela e nenhum sai dela, e a temperatura da água está sempre acima de 50°C.
Não é única, pois existem inúmeras outras lagoas e poças, algumas verdes, na área, embora seja a maior de todas, com um diâmetro de cerca de 70 metros.
Originou-se em 2005, segundo os nativos da região após um terremoto, embora imagens Landsat de fevereiro de 2003 já mostrem a lagoa, e tem o formato de uma meia-lua.
Bolhas abundantes podem ser vistas em sua superfície, possivelmente causadas pelo dióxido de carbono que emana das fontes termais do fundo. Esses vapores tóxicos provavelmente são responsáveis pelo fato de que muitas aves e insetos mortos costumam aparecer em suas margens.
Suas águas tem a cor laranja amarelada ou laranja avermelhada, devido aos sais de ferro dissolvidos, enquanto a corrente da nascente subterrânea é amarela. Mas não, não cheira a enxofre ou algo assim.
O sal na superfície é coberto por uma fina camada de sedimentos escuros, e ao seu redor se acumulam detritos carregados pelas enchentes, geralmente de origem humana e de aldeias próximas.
VÍDEO
A Etiópia não possui uma infraestrutura turística desenvolvida e, portanto, a lagoa não está incluída em nenhum circuito, embora atraia visitantes curiosos de vez em quando. No entanto, a visita não é recomendada, pelo menos sem tomar as devidas precauções.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário