Iêmen, que é o único estado republicano da península arábica, é considerado o país mais pobre do Oriente Próximo, imerso em conflitos civis, militares e políticos que se agravaram desde 2015 pela intervenção da Arábia Saudita. Ao sudoeste do país está a cordilheira de Sarat na qual se localiza a Jabal An-Nabi Shuayb, a montanha mais alta da península com 3.666 metros de altitude, perto da qual está a capital do país, Saná. Na cordilheira também podemos encontrar a região de Jabal Haraz, uma região que ao longo da história foi sempre considerada estrategicamente importante. |
É que Jabal Haraz está situada próxima à costa e também foi um lugar de passagem e parada de caravanas. Desde 1037 Jabal Haraz se tornou a fortaleza dos Sulayhid, uma dinastia xiita iemenita que governou a região até meados do século XII.
Eles se mantiveram no poder graças aos famosos povoados fortificados, levantados em áreas quase inacessíveis e com uma arquitetura peculiar e característica.
Com o fim de servir ao mesmo tempo de cidadela e de deixar amplos espaços os cultivos, que se estendem em torno deles em terraços, cada povoado foi construído como se fosse um castelo. As casas são alinhadas e apinhadas umas com outras formando uma espécie de grossas muralhas, nas quais se pratica somente uma ou duas portas de acesso ao interior, e se elevam vários andares de altura.
Em ocasiões as construções realizadas em arenito e basalto integram-se de tal maneira na paisagem que é difícil distinguir as mesmas das rochas, algo feito de propósito, para evitar que sejam divisadas de longe pelo inimigo.
Em torno do povoado a montanha divide-se em terraços separados por muros que em ocasiões atingem vários metros de altura, onde cultivavam alfafa para o gado, milho, lentilhas, café e qat, a droga que deformou a bochecha de tantos iemenitas. Os melhores terrenos são reservados para o cultivo, e os piores para as moradias.
A principal localidade é Manakhah, o coração da cordilheira, um grande mercado onde se concentra o comércio da região. Em torno de Manakhah estão os demais povoados, como Bani Murrah, Al Hajjara, cuja cidadela murada foi fundada pelos Sulayhds no século XII, e cujas casas estão construídas sobre a rocha, sem alicerces, Bayt al-Qamus, Bayt Shimran, Hutaib, levantada sobre uma plataforma de arenito vermelho, e muitos outros.
Toda a região foi inscrita na lista preliminar de candidatos ao Patrimônio Mundial da UNESCO em 2002, por seu valor excepcional.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário