Em 2014 o artista Messe Kopp publicou um estranho vídeo artístico, intitulado Forward, que viralizou na web. Ele criou uma perspectiva interessante caminhando de costas pelo centro de Jerusalém vestindo uma roupa bizarra enquanto realiza tarefas estranhas. Para a torção artística, ele inverteu o vídeo de sua caminhada para que parecesse que ele, de fato, estava andando para frente, mas todo o resto parece estar indo para trás, negando imediatamente a inevitabilidade de uma única direção para o tempo e o movimento. |
Apesar de nossa consciência de que o filme está de trás para frente, o passo de Mesee é natural o suficiente para desafiar nossos próprios sentidos visuais, o que, talvez, faça com que esta percepção destorcida pareça esquisita para o nosso cérebro.
Vídeo
A ideia do não é nova e muito provavelmente ele se inspirou em um curta clássico de 1963, "O Existencialista", de 1963, do polaco Leon Prochnik.
Nele, um homem caminha pela cidade de Nova York com um largo sorriso no rosto enquanto o trânsito, a multidão e a vida da cidade passam por ele ao contrário.
Vídeo
Mas essa nova realidade não é tão simples quanto parece, quando vemos o homem olhando por cima do ombro para não esbarrar nas coisas e pessoas. De qualquer forma, as duas obras, são uma metáfora humorística sobre a não conformidade e a relação do indivíduo com o que o cerca.
Outro amigo Roger Laz acaba de nos enviar a dica de um outro vídeo experimental que mostra Joanne caminhando ao redor de Nova York de costas apenas para reproduzir o vídeo ao contrário, para que ela parecesse estar se movendo normalmente.
vídeo
Sem comentários:
Enviar um comentário