Ter uma bicicleta cujas rodas nunca furam e com a capacidade para poder durar toda uma vida parecia até faz pouco tempo mais próprio da ficção científica. No entanto, uma companhia inspirou-se no desenvolvimento da NASA com os rovers conseguindo a proeza. Falamos da tecnologia METL desenvolvida pela agência espacial para que os rovers pudessem avançar sem problemas de furos pela superfície lunar ou em Marte. Trata-se de uma tecnologia de liga que agora foi implementada pela companhia Smart Tire anunciando uma inovadora roda para bicicleta sem ar. |
Dito de outra forma, estamos ante uma espécie de pneu que é feito de metal e que reorganiza sua estrutura molecular quando se dobra para instantaneamente voltar a sua forma original. Basicamente, tem a flexibilidade da borracha, mas é tão forte como o titânio, o que significa que provavelmente não seria necessário trocar o pneu de uma bike.
VÍDEO
Tal e como descreve a NASA a tecnologia por trás do pneu METL:
- "As linhas se entrelaçam para criar uma estrutura de aro sem ar que tem a capacidade de flexionar com o terreno, diferente das rodas rígidas atuais. O material SMA (Shape Memory Alloy) atua como um amortecedor e pode atravessar terrenos cheios de rochas sem esforço sem romper ou danificar o pneu."
Tecnicamente, o pneu METL é realmente um aro com uma borda exterior feita de um material superelástico chamado NiTinol+, um que se molda sobre os ressaltos da estrada, mas recupera sua forma original quase instantaneamente.
Quanto a seu processo de fabricação, são produzidos mediante um processo que esquenta as rodas a temperaturas a mais de 500 graus, entre outras coisas porque os pneus METL são desenhados para temperaturas extremas e meios de planetas como Marte. Daí que possamos esperar que os pneus sem ar durem bem mais que os pneus normais.
METL é o resultado de uma iniciativa patrocinada pela NASA que desafiou às novas empresas do setor privado a adaptar suas inovações dignas do espaço para usos no mundo real. Uma destas novas empresas foi a Smart Tire, que agora planeia lançar comercialmente seus inovadores pneus para bicicletas em algum momento do próximo ano.
É muito possível que devido a seu material metálico estas rodas não sejam recomendáveis em bicicletas de corrida. Em mudança, a tecnologia será melhor sentida em bicicletas comuns ou de montanha.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário