O logotipo da AstraZeneca é retratado do lado de fora do prédio de escritórios da AstraZeneca em Bruxelas como parte da campanha de vacinação contra a doença coronavírus (COVID-19), Bélgica
A AstraZeneca vendeu sua participação na rival COVID-19 fabricante de vacinas Moderna por cerca de US $ 1 bilhão ao longo do ano passado, enquanto a farmacêutica anglo-sueca lucrou com o aumento meteórico das ações da empresa norte-americana.
A AstraZeneca, listada em Londres, registrou US $ 1,38 bilhão em vendas de portfólio de ações no ano passado, com "uma grande parte" proveniente da venda da Moderna, de acordo com seu último relatório anual.
As ações da Moderna, que abriu o capital em 2018 a US $ 23 por ação, aumentaram mais de cinco vezes no ano passado, quando começou a trabalhar numa vacina COVID-19 baseada numa nova tecnologia de mRNA que ganhou a aprovação dos Estados Unidos em dezembro.
Sua injeção depende de genes sintéticos para enviar uma mensagem ao sistema imunológico do corpo para construir imunidade e pode ser produzida em uma escala mais rápida do que vacinas convencionais como a AstraZeneca.
Na semana passada, a Moderna disse que esperava US $ 18,4 bilhões em vendas da vacina este ano, colocando-a no caminho para seu primeiro lucro desde sua fundação em 2010.
A AstraZeneca começou a investir na Moderna em 2013, pagando $ 240 milhões à vista e no final de 2019 havia aumentado sua participação para 7,65%. ( bit.ly/3kwJ1UM )
Isso valeria cerca de US $ 3,2 bilhões com base no preço de fechamento das ações da Moderna em 2020 de US $ 104,47, segundo cálculos da Reuters.
A vacina da AstraZeneca que está sendo desenvolvida com a Universidade de Oxford não foi autorizada nos Estados Unidos e usa uma versão enfraquecida do vírus num resfriado comum de chimpanzé para fornecer proteínas que aumentam a imunidade ao corpo.
Em dezembro, a farmacêutica norte-americana Merck & Co disse que vendeu seu investimento acionário na Moderna, mas não revelou os detalhes dos resultados da venda.
A gestora de ativos Baillie Gifford divulgou na segunda-feira em um documento separado que agora detém 11% de participação passiva na Moderna em 26 de fevereiro.
As ações da Moderna caíram 5% para US $ 146,62 nas negociações da tarde.
Reportagem de Ankur Banerjee, Pushkala Aripaka, Kanishka Singh e Maria Ponnezhath em Bengaluru; Edição de Jason Neely, David Evans e Arun Koyyur
Sem comentários:
Enviar um comentário