Um vídeo da agência turca Anadolu viralizou recentemente nas redes sociais ao mostrar a cidade ártica russa de Vorkuta, que vem sendo frequentemente chamada de "cidade fantasma" devido ao seu ambiente assustador de edifícios abandonados. A cidade foi fundada em 1932 depois acabou se notabilizando pela mina de carvão próxima. O censo de 2002 indicava que a cidade tinha mais de 84 mil habitantes, mas devido ao frio extremo, com temperaturas de -50°C, restaram poucos moradores lá. |
De fato, Vorkuta, que significa "lugar repleto de ursos", é conhecida como o povoado mais frio da Europa, localizada na República Autônoma de Komi, logo ao norte do círculo polar ártico, e durante o inverno tudo vira um manto branco.
O vídeo e fotografias, que ilustram este artigo, mostram prédios, máquinas e camiões cobertos de neve e gelo na região de Sementnozavodsky, a 19 quilômetros da cidade mineira.
Quando o trabalho começou a escassear no final dos anos 2000, e com a região sendo atingida por temperaturas extremamente frias, os seus habitantes começaram a abandonar o local. Com efeito são poucos os que ainda resistem bravamente no local.
Segundo o periódico britânico Mirror contava, em um artigo do ano passado, durante o verão há mineiros migrantes que ainda regressam à cidade porque a temperatura ainda é tolerável, mas, com a chegada do inverno, deixam tudo para trás e vão buscar lugares mais cálidos e Vorkuta fica assim, uma cidade fantasma, vestida de branco.
Sem comentários:
Enviar um comentário