Nas formas esculturais de Calvin Nicholls, criaturas com penas e peludas são meticulosamente criadas a partir de pequenos pedaços de papel branco. Quando vistos de perto, sua textura lembra a plenitude de uma paisagem de inverno, mas em sua forma completa, os animais do artista canadense são tão vívidos que parecem poder pular, voar e saltar da tela. Nicholls examina e esculpe perfeitamente todos os detalhes do corpo de um animal, desde a diferença na textura da pluma em pombos aos músculos tensos de uma girafa ao olhar inebriante de um tigre espreitando sua presa. |
Cada trabalho é feito com alfacelulose (papel algodão) que evita o amarelecimento e o desbotamento. Nicholls usa quantidades minúsculas de cola para proteger as peças individuais, empregando estiletes e ferramentas de texturização para esculpir com precisão cada peça delicada. Para o artista, confeccionar peles e penas é igualmente desafiador, e é difícil prever quanto tempo ele levará para terminar uma peça.
- "As maiores esculturas que fiz requerem várias centenas de horas, enquanto as peças mais modestas me mantêm ocupado por duas ou mais semanas", disse Calvin. - "A familiaridade com o assunto também é um grande fator. Meu amor por pássaros freqüentemente me impulsiona através de peças muito mais rápido do que ao esculpir objetos com (uma) ênfase na musculatura e estrutura."
O fascínio de Nicholls pelo papel como meio vem das aulas de design gráfico na faculdade, além de colaborações posteriores com um colega. Essas experiências criaram ainda mais seu interesse em experimentar vários materiais e papéis com os quais se familiarizou por meio do comércio gráfico.
Sem comentários:
Enviar um comentário