AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

"Bilionário do petróleo constrói navio para retirar 5 toneladas de plástico do oceano por dia





"Bilionário do petróleo constrói navio para retirar 5 toneladas de plástico do oceano por dia
Empresário vai investir em barco que coleta e recicla resíduos, diminuindo o lixo nos mares. Segundo ele, essa é uma forma de devolver ao mar parte do que conquistou por meio dele

Foto: REV Ocean


Até 2050, os oceanos vão conter mais plástico do que peixes, segundo um relatório do Fórum Econômico Mundial (WEF, de World Economic Forum). Esse fato chocou o bilionário norueguês Kjell Inge Røkke a ponto de instigá-lo a investir parte da sua fortuna de 2 bilhões de dólares (cerca de 7,46 bilhões de reais) na limpeza dos mares.


O barão do petróleo — que também é o 10º homem mais rico da Noruega, segundo a revista Forbes — vai construir até o final de 2020 e colocar em atividade até 2021 o maior iate do mundo, com o compromisso de retirar cinco toneladas de lixo do oceano por dia.

Pescador quando jovem, Røkke começou sua trajetória profissional no mar e disse, em declaração para a imprensa norueguesa, que a iniciativa é uma forma de devolver ao mar parte do que conquistou por meio dele.






Foto: REV Ocean

A Research Expedition Vessel (REV) [Embarcação de Expedição de Pesquisa, em tradução livre], como foi batizada, será operada pelo World Wild Fund for Nature (WWF) que vai levar 60 pesquisadores e uma tripulação de até 40 operadores para investigar os ambientes inexplorados do fundo do mar.

A cada viagem, o REV vai utilizar suas dezenas de sensores e equipamentos de ponta para coletar todo o plástico que encontrar e derretê-lo, com o objetivo de reciclá-lo e devolvê-lo para uso.


Tecnologia de vento em popa

Distribuídos pelos 181 metros de comprimento da embarcação do projeto REV-Ocean estarão laboratórios secos e molhados, refrigerados, de pesquisa ambiental, salas de aula, auditório e um veículo subaquático que vai ajudar nas investigações.




Projeto assinado pelo designer de super-iates Espen Oeino está sendo construído pela empresa VARD. Foto: Reprodução Facebook REV Ocean

Pontes laterais terão capacidade para levantar e soltar ao mar equipamentos – como submarinos, por exemplo – de até 20 toneladas.


O iate é também equipado com quatro hidrofones altamente sensíveis para ouvir os mamíferos marinhos se comunicando e com câmeras subaquáticas para registrar as formas de vida do fundo do mar.


https://www.gazetadopovo.com.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário