- Empresa de Cingapura está vendendo água australiana por US $ 490 milhões para fundo canadense
- Isso ocorre quando as restrições mais severas da água são impostas a cidadãos preocupados
- A Olam está vendendo 89.085 megalitros de seus direitos permanentes sobre a água na Austrália
Uma empresa de alimentos de Singapura, multibilionária, está vendendo 89.000 megalitros de água australiana para um fundo de pensão canadense.
A mega venda de direitos permanentes da água na Austrália ocorre quando o país é prejudicado por uma das piores secas de sua história.
Na terça-feira, a NSW proibiu completamente as mangueiras como parte das mais difíceis restrições de água implementadas por mais de uma década.
Os incêndios florestais são comuns no país, mas os cientistas dizem que a temporada deste ano chegou mais cedo e com mais intensidade devido a uma seca prolongada e temperaturas mais quentes que o normal. Na foto, há uma classificação de risco de incêndio no sábado na represa de Mangrove, na costa central
Mas esse problema não existia para a gigante olam internacional de alimentos e agricultura, que vendeu os 89 bilhões de litros de direitos permanentes sobre a água por surpreendentes US $ 490 milhões.
A empresa o vendeu a uma entidade associada ao Conselho de Investimentos em Pensões do Setor Público, um dos maiores gerentes de investimentos em pensões do Canadá, segundo o Straits Times .
Ele usará a água para irrigar as amendoeiras, em um empreendimento comercial suscetível de receber críticas sobre a propriedade estrangeira de fazendas e água.
Os direitos da água estão na parte inferior da bacia Murray-Darling.
O presidente do conselho de água da Federação de Agricultores Vitorianos, Richard Anderson, disse ao Sydney Morning Herald : 'Realmente, tudo que você tem é uma mudança de propriedade, (a água) passou de uma empresa de Cingapura para uma pensão canadense fundo.
“É uma grande quantidade de água, mas ainda está sendo usada na agricultura.
'Não é como se eles tivessem acabado de entrar como um especulador e disseram' 'vamos comprar um grande pedaço de água e trocá-lo todos os anos ".
Em um acordo separado, o mesmo fundo de pensão canadense comprou 12.000 hectares de pomares de amendoeiras em Victoria, em uma ação que provavelmente atrairá críticas à propriedade estrangeira de fazendas e água.
VÍDEO
VÍDEO
As restrições hídricas em Sydney, as Montanhas Azuis e Illawarra foram aprimoradas para o nível dois, pois os níveis de barragens na região diminuíram para apenas 45% da capacidade, os níveis mais baixos desde a seca do milênio, em 2003.
VÍDEO
VÍDEO
A seca paralisante vê uma proibição completa das mangueiras, exigindo que os moradores usem um balde e uma esponja para lavar seus carros ou um regador para cuidar de seus jardins.
VÍDEO
VÍDEO
Um campo de gado ressecado perto da cidade de Come By Chance, 700 km a noroeste de Sydney, é retratado em outubro, com os agricultores ainda sofrendo com a seca paralisante
O Bureau of Meteorology previu um verão quente do que o habitual, sem previsão de chuvas significativas.
A venda deve dar à Olam um "ganho de capital antes dos impostos de cerca de US $ 311 milhões", informou o jornal.
O contrato é de 25 anos, com a opção de renovar por mais 25.
Em março, o governo divulgou seu registro de propriedade estrangeira de direitos à água, mostrando que os investidores da China e dos EUA detinham a maior participação nos direitos à água de propriedade estrangeira da Austrália.
Mostrou que um em cada dez direitos à água é de propriedade estrangeira.
Um direito à água é o direito a uma parcela contínua da água, que pode ser vendida por irrigadores, empresas ou investidores.
Atuando como um direito de propriedade, dá acesso a uma parcela exclusiva da água de um recurso hídrico.
Isso é diferente de uma alocação de água, que é o direito de acessar um volume de água para uso ou comércio.
Sob as restrições do nível dois, os jardins só podem ser regados antes das 10h ou depois das 16h com um regador ou balde.
Os sistemas de irrigação inteligente e por gotejamento só podem ser usados por 15 minutos antes das 10h ou depois das 16h.
Piscinas e spas só podem ser recarregados por 15 minutos por dia com um bico de gatilho. Será necessária uma permissão antes de encher uma piscina que contenha mais de 500 litros.
Moradores flagrados quebrando as regras podem enfrentar uma multa de US $ 220. As empresas que violarem as restrições também enfrentarão uma multa de US $ 550.
Consulte Mais informação:
- Unidade Olam que vende direitos sobre a água na Austrália por US $ 458 milhões, Notícias e notícias sobre empresas e mercados - The Straits Times
- Fundo de pensão canadense carrega direitos da água e fazendas de amêndoas na Austrália
www.dailymail.co.uk
Sem comentários:
Enviar um comentário