A carpintaria/marcenaria japonesa foi desenvolvida há mais de um milênio e usa juntas distintas de todas as outras empregadas na área. Envolve a construção de móveis ou edificações de madeira sem o uso de pregos, parafusos, cola ou ferramentas elétricas. Embora haja uma prática básica compartilhada por todos os carpinteiros japoneses, definida por um vocabulário de ferramentas e juntas e um método de trabalho, um carpinteiro normalmente se identifica com uma das quatro profissões distintas de carpintaria. |
Os miyadaiku praticam a construção de santuários e templos japoneses e são renomados pelo fato de que os edifícios que constroem são frequentemente encontrados entre as estruturas de madeira mais antigas do mundo.
VÍDEO
Já os carpinteiros de casas de chá e residenciais, conhecidos como sukiya-daiku são famosos por suas delicadas construções estéticas com materiais rústicos. Os marceneiros são conhecidos como sashimono-shi, e os carpinteiros de acabamento de interiores são chamados de tateguya.
VÍDEO
Todos eles tem uma coisa em comum: o uso de elaboradas juntas de madeira.
Sem comentários:
Enviar um comentário