Quando o confinamento começou, Anna Chojnicka decidiu tentar um desafio diário de arte para ajudar a passar o tempo e manter sua criatividade fluindo. Para tornar as coisas ainda mais interessantes, Anna escolheu bananas como seu meio, fazendo riscos e pressionando a casca, para que em poucos minutos a mesma escureça revelando os desenhos. Acredite ou não, nenhuma tinta foi usada em nenhuma das ilustrações abaixo! Segundo adiciona: |
- "Eu apenas machuco a casca pressionando-a com uma ponta rombuda e a marca fica gradualmente mais escura ao longo de algumas horas, então é possível criar uma graduação de tons com base no tempo, fazendo as partes mais escuras primeiro."
Para quem está se perguntando, Anna diz que come todas as bananas que rabisca, então nada vai para o lixo. Ela também lançou uma campanha de arrecadação de fundos para sua arte diária de banana para levantar dinheiro para a FareShare, que se esforça para combater a fome e o desperdício de alimentos no Reino Unido.
O escurecimento da casca ocorre devido as enzimas, mais precisamente da polifeniloxidase, que reage com o tanino presente na casca e esta interação origina a cor marrom. Só que muitas vezes essa cor escura da casca não interfere na qualidade do fruto, que pode estar preto por fora, mas por dentro permanece apto para o consumo.
A dica é manter a banana em temperatura ambiente em uma fruteira, pois abaixo de 10°C as bananas passam a apresentar a aparência nada agradável do dia para a noite. No entanto, se você pretende preservá-la por mais tempo pode sim usar a geladeira, só que coloque a fruta dentro de um saco bem selado e de preferência escuro.
Sem comentários:
Enviar um comentário