É difícil imaginar que em pleno século XXI exista uma profissão como esta. Os carregadores Sherpas do Nepal são a salvação para estas regiões montanhosas isoladas. Eles levam e trazem produtos necessários a aldeões que nunca chegariam ali de outra forma. O senhor Tsewang Dorje, 66 anos, não tem um endereço permanente. Ele é um carregador de ovos, que ele leva em uma estrutura de ferro que suporta uns 840 ovos, pesando mais de 70 kg, mas o peso não é nem de perto o seu maior problema. |
A caminhada de Seu Tsewang pode variar entre 120 a 200 quilômetros, com diferença de até 3.500 metros de altitude entre origem e destino... que ele cobre em mais ou menos 2 semanas. Como o forte e resiliente homem é muito cuidadoso, durante toda essa jornada ele quebra não mais que um par de ovos.
Se você costuma reclamar de seu emprego, basta pensar que para esta peregrinação pelo Himalaia, Seu Tsewang recebe cerca de 300 reais.
VÍDEO
Eu já pedalei em duas oportunidades na região e na segunda tive que contratar um Sherpa -que significa "povo do leste"- na complicada região de fronteira entre Siquim e Nepal. Com ele aprendi uma coisa básica: não respirar pela boca nunca e tentar compassar a respiração. Isso evita a dor de cabeça horrível provocada pela hipobaropatia (soroche), mais conhecido como o "mal da montanha, uma condição patológica relacionada com os efeitos da altitude nos humanos, causada pelo ar rarefeito em altas altitudes.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário