O termo 'adolescente' foi cunhado em 1941, e a revista Seventeen publicou sua primeira edição em 1944, exibindo roupas e interesses voltados para jovens adolescentes.
Era um novo mercado, algo entre meninas e mulheres jovens em idade universitária.
As adolescentes eram obcecados pelo cantor Frank Sinatra, frequentavam bares com refrigerante e dançavam a noite toda ao som de jazz e swing. A moda adolescente dos anos 1940 refletia essa nova visão despreocupada da vida.
A revista LIFE escreveu uma reportagem sobre meninas adolescentes em dezembro de 1944, dizendo:
Cerca de 6.000.000 de meninas adolescentes americanas vivem em um mundo todo próprio - uma sociedade adorável, gay, entusiasta, divertida e feliz quase intocada pela guerra.
É um mundo de suéteres e saias e bobby sox e mocassins, de cabelos compridos, de aros de óculos pintados de vermelho com esmalte de unha, de garotos do ensino médio que ainda não foram para a guerra.
Na vida de um adolescente dos anos 1940 , havia uma guerra acontecendo, mas era algo que parecia afetar apenas seus pais.
Os profissionais de marketing tentavam identificar esse novo grupo demográfico adolescente, a moda que os adolescentes reais usavam e o que era comercializado para eles eram bem diferentes.
Lojas de roupas, catálogos de malas e revistas femininas retratavam os adolescentes como garotas mais velhas em vestidos de babados.
Os artigos incentivavam as meninas a vestirem-se da melhor maneira possível para atrair um rapaz e economizar seu dinheiro de trabalho para comprar porcelanas para casamento. A realidade é que os adolescentes usavam sua dinheiro disponível para ir ao cinema, beber refrigerante, dançar e fazer compras. Elas viviam num mundo de independência
Moda adolescente na escola
O uniforme de adolescente da década de 1940 era uma saia xadrez plissada, um suéter justo sobre a blusa, meias brancas e um par de mocassins ou sapatos de sela.
Era uma roupa simples, fácil e confortável que era elegante o suficiente para a escola, mas informal o suficiente para se divertir depois da escola. Um colar de corrente, pulseira de identificação e lenço eram os poucos acessórios opcionais. O cabelo era comprido e puxado para trás para um ou geralmente os dois lados. Embora algumas tendências tenham mudado, como o estilo das meias ou o tipo de joias, a aparência geral permaneceu bem no início dos anos 1950.
A peça de roupa mais icónica dos anos 40 foi o suéter 'desleixado'.
Era um suéter simples de gola redonda ou cardigã de botão , usado alguns tamanhos acima. O estilo oposto era um suéter justo - um visual popularizado por estrelas de cinema apelidadas de “garotas de suéter”.
Suéteres com alguma penugem, como lã escovada ou cabelo de angorá, eram excepcionalmente elegantes.
Bordados adicionados em motivos de animais, flores e insetos foram uma moda nos últimos anos. Por alguns anos, estava na moda usar um suéter de cardigã abotoado para trás.
Por quê? Quem sabe, mas as meninas estavam na moda para isso.
Uma alternativa ao suéter era usar uma jaqueta sob medida com saia combinando. Esses ternos de duas peças eram usados na escola e na igreja, mas dificilmente em qualquer outro lugar.
A jaqueta poderia ser usada abotoada ou aberta e tinha ombreiras. Caia entre a cintura e a linha do quadril. Poderiam ser usados sobre um vestido simples na cintura que não combinava, mas combinava com a jaqueta. Vermelho e azul eram cores populares.
As adolescentes usavam uma blusa branca por baixo dos suéteres com um colarinho Peter Pan pontudo ou pequeno e arredondado saindo do topo. As blusas tinham pequenos babados, orlas de renda, ilhós ou pintucks pregueados ao redor dos punhos, golas, mangas e frentes de camisa. Elas eram um pouco mais jovens do que o estilo de suas mães.
A blusa seria dobrada em uma saia xadrez ou em linha A pregueada de cor sólida .
As saias desciam até logo abaixo do joelho.
A saia era feita de raiom, uma mistura de lã ou pura lã, com zíper ou botão na lateral.
Podia ser xadrez cinza, bege ou azul, vermelho ou verde. A saia era um pouco mais cheia do que um 'adulto' usaria. Porquê xadrez?
Nunca encontrei a resposta para isso, mas é interessante que os uniformes escolares consistem desde então no mesmo conjunto de saia xadrez / blusa / blusa branca dos anos 1940.
Vestir-se para a igreja
Como alternativa ao conjunto de saia e suéter de colegial, uma adolescente podia usar um vestido com corte juvenil.
Em meus catálogos da década de 1940, há mais opções de vestidos juvenis do que qualquer outra peça de roupa.
O dimensionamento júnior se refere a meninas de 12 a 17 anos. Os estilos favoreciam as garotas do lado mais jovem desse espectro.
As adolescentes do ensino médio certamente possuíam e usavam vestidos, especialmente para ir à igreja, mas elas geralmente ficavam incomodadas com o estilo da menina.
Os varejistas ainda não haviam descoberto esse novo público adolescente, e os catálogos mostram isso. Talvez as lojas físicas tenham uma ideia melhor.
Os vestidos juniores tinham o mesmo estilo geral dos vestidos das mulheres, mas com cores, acabamentos e estilos juvenis.
Quase todos os vestidos juniores vinham em uma variedade de alegres tons pastéis para a primavera e cores primárias mais brilhantes para o outono. Elas geralmente tinham grandes enfeites de babados brancos, laços brancos, botões brancos, colarinhos brancos e debrum branco. Claro, esses acabamentos também podiam vir em cores iguais ou coordenadas, mas o branco era dominante nos anos 40.
Alguns estilos de vestido específicos que eram mais populares entre as adolescentes eram o dirndl (um vestido e saia de estilo camponês), a cintura da camisa e um vestido avental / avental / jumper.
Vestidos de baile adolescentes
A maioria dos vestidos para adolescentes eram vestidos de algodão para o dia. Elas não iam a coquktails ou jantares chiques / eventos de dança como seus pais.
Elas estavam, no entanto, curtindo a nova tendência que era o baile.
O baile começou na década de 1940 .
Houve vários outros eventos de dança formal para adolescentes ao longo do ano.
A maioria foi patrocinada por igrejas e centros comunitários. O traje era formal.
Os vestidos longos com corte A em cetim ou camadas de tule imitavam os da era vitoriana. As saias ficaram cada vez mais largas na década de 1950.
O swing era muito popular entre as adolescentes, mas não exigia trajes formais. As adolescentes podiam usar as roupas da escola (saia e blusa) ou vestido diurno (camisa ou macacão) e um par de sapatos confortáveis com sola lisa (a maioria dos sapatos era de sola lisa).
Não havia sapatos de dança especiais na década de 1940 .
O principal requisito para roupas de dança swing era usar algo que fosse fácil para se mover.
Roupas casuais para adolescentes
Fora da escola, da igreja e do baile de formatura, os adolescentes abandonaram a formalidade feminina e foram completamente opostos à moda masculina.
Sim. adolescentes invadiram os jeans de seus irmãos ou pais e camisas de desporto de botão (mais xadrez) e fizeram-na uma nova moda que era inteiramente sua.
Elas enrolavam os jeans até os joelhos no verão ou até o tornozelo no outono.
Um cinto de couro geralmente era usado .
A camisa de botão foi usada para fora da calça na primeira metade dos anos 40 e perfeitamente dobrada na metade posterior.
Nem é preciso dizer que pais e meninos adolescentes não entendiam ou gostavam dessa tendência. Os varejistas também não perceberam. Meninas adolescentes simplesmente compram no departamento de moda masculina para todas as suas necessidades. Essas roupas eram confortáveis e isso era tudo que importava.
Roupas inspiradas em roupas masculinas eram algo que as mulheres também usavam. As adolescentes nem sempre precisam usar roupas masculinas para obter o visual. Os varejistas acabaram criando calças largas e calças jeans para mulheres e adolescentes.
Jeans ou macacão de algodão eram especialmente populares entre os adolescentes.
No verão, eles eram usados sem uma blusa por baixo (algo que as mulheres adultas
não fariam, mas isso era bom para as jovens
Camisas de malha femininas casuais, também conhecidas como camisas pólo (início dos anos 40) e camisetas (final dos anos 40), eram usadas com jeans, calças ou shorts.
Elas eram de malha macia com um decote redondo alto com nervuras, mangas até o meio do braço e nervuras ao redor da cintura também. Elas se ajustavam perfeitamente (mas não muito apertados) e geralmente eram usados para dentro. Cores sólidas, listras e designs inovadores eram todos usados por adolescentes.
Para o verão e roupas desportivas
as roupas dos adolescentes combinam com as das mães. Calças de cintura alta até os joelhos, shorts curtos com botões e macacões estavam igualmente na moda para adolescentes.
Os macacões eram conjuntos combinando de duas ou três peças, incluindo uma blusa cortada, shorts e uma saia na altura dos joelhos. As adolescentes podiam se safar vestindo apenas o top e os shorts (que pareciam saias). A saia envolvente veio a calhar na praia como uma cobertura sobre um maiô.
Os trajes de banho das adolescentes costumam imitar os trajes infantis.
Um top de natação de uma peça sem mangas com saia de natação anexada era modesto.
Um top de duas peças com saia era um pouco mais ousado - e menos provável de ser permitido pelos pais.
Meias e sapatos adolescentes
Meias coloridas dobradas na parte superior foram decretadas ... Agora nenhuma adolescente ousava usar qualquer coisa além de meias brancas sem prega. Não iam ao salão de beleza pentear seu cabelo, nem usavam maquilhagem pesada ou unhas muito compridas, chapéu, meias ou sapatos de salto alto. Não deviam beber, não deviam brincar com rapazes que não conheciam bem e, acima de tudo, nunca deviam fazer nada muito adulto ou muito sofisticado ”. LIFE , dezembro de 1944
As adolescentes preferiam pernas nuas e meias de qualquer maneira (o que elas usavam desde a infância). Nenhuma roupa casual, escolar ou religiosa era completada sem um par de 'meias bobby' brancas (meias de algodão até os tornozelos). No início dos anos 40, elas foram dobrados para baixo, mas em 1944 isso estava fora de moda e eles tiveram que ser subidas.
As meias costumavam cair, então um pouco de esmalte ajudou a colá-las no lugar.
As meias Bobby eram usadas por meninos e meninas e, portanto, tornaram-se sinônimos de todos os adolescentes.
O nome “Bobby soxers” foi usado para descrever adolescentes durante a maior parte dos anos 40 e 50.
Com suas roupas escolares ou casuais, as adolescentes usavam sapatos de sela ou mocassins. Os sapatos de sela vinham em marrom e branco, preto e branco e, às vezes, verde, vermelho ou azul e branco.
A cor estava no meio com biqueiras e calcanhares brancos. Na década de 1940, os sapatos de sela tinham que estar sujos.
Não eram permitidos sapatos totalmente limpos (ao contrário dos anos 50, quando eles tinham que estar perfeitamente impecáveis).
Mocassins eram outra escolha popular, vindos das roupas masculinas.
Eles tinham saltos baixos, língua curta e alguns tinham uma faixa através do vampiro. Para dar sorte, um centavo foi colocado na abertura do sapato esquerdo da pulseira, daí o nome "mocassim".
Mais tarde, tornou-se o lugar perfeito para guardar um centavo ou centavo para a passagem do autocarro ou um refrigerante.
Mocassins usados com jeans eram geralmente marrons.
Outros sapatos slip-on com tiras de salto, tiras e fivelas vieram numa variedade de cores. Eles geralmente combinavam com uma roupa.
Com vestidos, sapatos de sela e mocassins estavam bem se estivessem limpos, mas geralmente as meninas usavam cunhas com peep toe no verão. A cunha da tira no tornozelo era especialmente popular entre as adolescentes.
Com todos os babados e enfeites brancos nos vestidos das meninas, um par de cunhas brancas era um sapato indispensável para a primavera e o verão. Eles eram óptimos para a praia ou na piscina também. As sandálias eram outra opção de verão com solas grossas e recortes para respirar ainda não estava na moda os chinelos.
Para o desporto, ainda se usava um par de Keds ou de outras marcas de ténis (desde os anos 20), geralmente na cor branca, mas também em cores da moda, como litras azuis e vermelhas.
Joias para adolescentes
Joias para adolescentes eram mínimas.
A moda era usar várias pulseiras de identificação com o nome, o de um namorado ou o de seus amigos.
Uma corrente de colar com um anel, medalhão ou peça de passatempo (futebol, ténis) pendurada era usada sobre blusas e suéteres. Um colar de pérolas estava bem para usar, mas não brincos (eles eram muito para as mais crescidas). Os brincos em geral eram presos e guardados apenas para uso formal.
Os anéis também não faziam parte da moda das adolescentes, a menos que tivessem um significado significativo, como noivado, anel de promessa ou pedra de nascimento.
Chapéus e penteados para adolescentes
O cabelo das meninas adolescentes era semelhante ao de suas mães, mas principalmente imitando estrelas de cinema glamorosas com mechas onduladas de médio a longo .
As meninas não gostavam de ir a salões.
Elas enrolavam o próprio cabelo à noite, escovavam-no pela manhã e puxavam as laterais para trás com uma fivela ou grampo.
O cabelo podia ser partido ao meio ou com uma parte lateral muito profunda.
Uma faixa larga (bandlete) era um acessório de cabelo bonito no final dos anos 40.
Nos vestidos, um clipe de flores também ficava muito bonito.
Os chapéus eram outra opção para as adolescentes usarem na escola ou especialmente na igreja.e nunca foram usados com roupas casuais.
Os chapéus das adolescentes seguiram as tendências da chapelaria feminina até certo ponto. As adolescentes preferiam chapéus menores com coroas redondas, fitas e laços em vez de joias e penas.
Beleza adolescente
Uma adolescente podia usar batom e rouge se quiser parecer mais adulta.
Em grande parte, ainda era uma época em que uma boa menina não usava maquilhagem (ou pelo menos era o que suas mães lhes diziam). A maior parte das compras de produtos de beleza para adolescentes foi para tratamentos de acne (é claro!). Produtos de limpeza facial, loções, ferramentas de manicure e esmaltes completaram o resto de suas compras.
Sem comentários:
Enviar um comentário