AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 30 de abril de 2020

PRIMEIRO MINISTRO RUSSO INFECTADO COM A CORONAVÍRUS


Momento em que Mikhail Mishustin dá confirmação do diagnóstico a Putin

Confirmação foi dada durante chamada com 
Putin. País ultrapassou as 100 mil infecções esta quinta-feira

Momento em que Mikhail Mishustin dá confirmação do diagnóstico a 













O primeiro-ministro russo, Mikhail 
Mishustin, está infectado com covid-19. 
A confirmação foi dada pelo próprio ao 
Presidente, Vladimir Putin, numa chamada por 
videoconferência transmitida na televisão estatal russa.

“Acabei de saber que o resultado do teste que fiz ao coronavírus foi positivo”, adiantou o primeiro-ministro. As funções de primeiro-ministro serão agora asseguradas pelo número dois, o vice-primeiro-ministro Andrei Belousov, enquanto Mikhail Mishustin recupera da infecção em isolamento.
Mikhail Mishustin foi confirmado pelo Parlamento russo como primeiro-ministro em Janeiro, após ter sido escolhido pelo Presidente, Vladimir Putin. O antecessor no cargo, Dmitri Medvedev, tinha apresentado a demissão dias antes para dar espaço ao Presidente para realizar alterações constitucionais. À data desta nomeação, Mikhail era director da Autoridade Tributária Federal russa. Esta confirmação surge no dia em que o país ultrapassou oficialmente as 100 mil infecções. A Rússia tem mais de mil mortes associadas ao vírus e o Presidente decidiu prolongar o estado de emergência até meados de Maio. 

www.publico.pt

Primeiro-ministro russo infectado com a covid-19



Confirmação foi dada durante chamada com 
Putin. País ultrapassou as 100 mil infecções esta quinta-feira.



Momento em que Mikhail Mishustin dá confirmação do diagnóstico a Putin
Foto
Momento em que Mikhail Mishustin dá confirmação do diagnóstico a Putin REUTERS/SPUTNIKO primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, está infectado com covid-19. A confirmação foi dada pelo próprio ao Presidente, Vladimir Putin, numa chamada por videoconferência transmitida na televisão estatal russa.

“Acabei de saber que o resultado do teste que fiz ao coronavírus foi positivo”, adiantou o primeiro-ministro. As funções de primeiro-ministro serão agora asseguradas pelo número dois, o vice-primeiro-ministro Andrei Belousov, enquanto Mikhail Mishustin recupera da infecção em isolamento.




Media player poster frameMikhail Mishustin foi confirmado pelo Parlamento russo como primeiro-ministro em Janeiro, após ter sido escolhido pelo Presidente, Vladimir Putin. O antecessor no cargo, Dmitri Medvedev, tinha apresentado a demissão dias antes para dar espaço ao Presidente para realizar alterações constitucionais. À data desta nomeação, Mikhail era director da Autoridade Tributária Federal russa. Esta confirmação surge no dia em que o país ultrapassou oficialmente as 100 mil infecções. A Rússia tem mais de mil mortes associadas ao vírus e o Presidente decidiu prolongar o estado de emergência até meados de Maio. 


www.publico.pt

Depois de negar, DGS confirma que há um caso suspeito de síndrome que provoca erupções cutâneas em crianças


No começo da semana, o Expresso já tinha noticiado que no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, se tinham verificado casos de crianças com erupções na pele, um sintoma raro da covid-19, que está a ser estudado internacionalmente



São manchas na pele, febre, pressão arterial baixa e dificuldades em respirar. Estes sintomas, compatíveis com a doença rara de Kawasaki, tem sido associados à covid-19 em crianças e jovens, um fenómeno que está a ser estudado internacionalmente. Na terça-feira o Expresso noticiou casos destes no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa. Na quarta-feira, a Direção-geral da Saúde negou ter conhecimento. Já esta quinta-feira, Graça Freitas recuou e confirmou: “há uma situação”.
“Fomos perguntar, telefonar a todos os serviços, e há uma situação de quadro clínico pelo menos parecido com os que têm sido descritos na literatura médica”, disse esta quinta-feira a diretora-geral da saúde na habitual conferência de imprensa diária, onde no dia anterior tinha negado ter conhecimento de algum caso. “Neste momento, temos o registo de uma situação semelhante mas que carece de caracterização para ver se é igual às outras reportadas”, acrescentou ainda.
Em causa está uma síndrome que, nos últimos dias, tem sido associada à covid-19 por investigadores britânicos e italianos. Apresenta sintomas compatíveis com a doença rara de Kawasaki e tem atingido sobretudo menores de nove anos, provocando pressão arterial baixa, erupção cutânea e dificuldades em respirar.
Ao Expresso, na terça-feria, Gonçalo Cordeiro Ferreira, diretor da área de Pediatria Médica no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e médico no Hospital Dona Estefânia, onde estão a ser tratadas as crianças com covid-19, explicava que “estas manifestações cutâneas, sobretudo nas extremidades do corpo, são causadas pela resposta imunológica muito intensa de organismos mais jovens”. “São raras e, na grande maioria, inofensivas, causadas pela ativação imunitária do organismo em resposta ao vírus. Temos de distinguir a gravidade das situações, não é preciso haver alarmismo”, acrescentava ainda, sublinhando que ainda antes de os primeiros casos terem surgido em Portugal, os médicos já estavam atentos a este fenómeno.


expresso.pt

Abrem abrem fogo contra a embaixada cubana em Washington com um rifle de assalto, capturam um suspeito e nenhuma vítima é relatada

Os agentes encontraram o suspeito com uma espingarda de assalto e o detiveram sem incidentes.
Nas primeiras horas desta quinta-feira, 30 de abril, um indivíduo desconhecido fez fogo contra o prédio da Embaixada de Cuba nos Estados Unidos, informou o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado à imprensa em seu site.
Não houve danos ao pessoal da missão, que estão seguros e protegidos , mas houve danos materiais no edifício resultantes do impacto do tiroteio, ele especificou.
O indivíduo, cuja identidade o governo cubano não possui informações, foi detido pelas autoridades locais no local e está sob custódia.
A missão diplomática cubana, localizada na cidade de Washington DC, possui um sistema de proteção e segurança para enfrentar qualquer ameaça contra pessoal e instalações.
O governo cubano aguarda a correspondente investigação das autoridades norte-americanas sobre a identidade e as motivações do autor dessa agressão, bem como sobre as circunstâncias do acto. 

É uma obrigação dos Estados adotar todas as medidas apropriadas para proteger as instalações de uma missão diplomática credenciada em seu país contra qualquer invasão ou dano e evitar que a tranquilidade da missão seja perturbada ou que sua dignidade seja violada, afirmou o Ministério das Relações Exteriores.
Um veículo que a polícia considera estar relacionado ao facto permanece estacionado do lado de fora da sede diplomática. Foto: Antonia Noori Farzan / The Washington Post

Ministro das Relações Exteriores de Cuba: "É obrigação dos Estados proteger os diplomatas nele acreditados"

O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, repudiou o ataque à embaixada cubana nos Estados Unidos neste dia. Em sua conta no Twitter, o Ministro das Relações Exteriores expressou que é obrigação dos Estados proteger os diplomatas acreditados  e suas instalações.

Detalhes dos fatos, de acordo com a imprensa local

“ O tiroteio aconteceu por volta das 2h10 da frente da embaixada , na 16th Street NW, perto da Fuller Street NW. A polícia chegou ao local e em poucos minutos e prendeu o suspeito, mas se recusaram -se a identificar ”, diz  The Washington Post .
  • O tenente da polícia de DC Brian Hollan disse a repórteres que ninguém ficou ferido no tiroteio, mas eles ainda estão investigando até que ponto a embaixada cubana foi danificada.
  • Vários moradores da área, usando o aplicativo do bairro Nextdoor, relataram que haviam acordado ao ouvir uma enxurrada de tiros e gritos.
  • O tenente do Departamento de Polícia de Washington DC explicou que a investigação agora está sendo liderada pelo Serviço Secreto.
"O Serviço Secreto disse que uma pessoa foi presa sob a acusação de possuir uma arma de fogo não registada

Nas fotos, impacto do tiroteio no edifício da embaixada

 

.
Embaixada cubana em Washington.

Arquivo de CD: Trabalhando entre assassinos

A segunda metade da década de 1970 foi pródiga em ações terroristas contra a representação de Cuba perante as Nações Unidas  por grupos contra-revolucionários, especialmente pelo Omega 7.

Ataques terroristas contra a sede diplomática cubana nos Estados Unidos

1959
  • 1º de abril : Um ataque terrorista causa danos materiais ao consulado cubano em Nova York.
  • 4 de junho : O cônsul cubano em Miami, Estados Unidos, ficou gravemente ferido em um ataque.
1960
  • 13 de outubro : Ferido Abelardo León Blanco, cônsul-geral cubano em Miami, Estados Unidos, durante um ataque terrorista ao escritório consular. Eles também roubaram dinheiro, destruíram uma máquina de escrever, rasgaram telefones e estupraram arquivos. O custo é de 8.500,00 pesos.
1961
  • 13 de maio:  Um funcionário cubano da ONU ficou ferido e seu carro foi destruído quando foi atacado por vários elementos terroristas em Nova York. O custo é de 10.000,00 pesos.
1967
  • 3 de abril:  A acusação de assuntos de Cuba para a ONU foi ferida como resultado da explosão de um artefato colocado dentro de um livro enviado ao seu escritório por elementos terroristas.
1969
  • 23 de junho:  Um dispositivo incendiário lançado contra a missão da ONU em Cuba.
  • 25 de agosto:  Foi realizado um ataque terrorista contra a Missão Cubana na ONU.
1972
  • 9 de janeiro:  Um carro da Missão Cubana na ONU foi queimado e parcialmente destruído, estacionado em frente a um prédio de apartamentos onde residiam os funcionários daquela Missão. O custo é de 4.000,00 pesos.
1973
  • 23 de junho:  Foi iniciado um incêndio em um carro da missão cubana na ONU.
1976
  • 3 de março:  Um funcionário da missão permanente de Cuba na ONU, Estados Unidos, foi ferido quando ele abriu e explorou um pacote recebido na sede, enviado por elementos terroristas.
  • 6 de junho:  Um dispositivo explosivo foi detonado na Missão Cubana nas Nações Unidas, causando danos à propriedade. (Destruiu a porta de entrada do edifício)
1978
  • 8 de junho:  Um dispositivo explosivo foi detonado no prédio da Seção de Interesses Cubanos em Washington, causando danos consideráveis.
  • 9 de setembro:  Um dispositivo explosivo foi detonado na Missão Cubana no prédio da ONU, causando sérios danos às instalações do prédio.
  • 9 de novembro:  Um dispositivo explosivo explode do lado de fora da Missão Cubana no prédio da ONU.
  • 29 de dezembro:  Um dispositivo explosivo explode na Missão Cubana nas Nações Unidas. Destruiu a porta da frente do prédio da sede.
1979
  • 4 de janeiro : Ataque com explosivos contra a Missão Cubana nas Nações Unidas, Nova York.
  • 18 de maio : Um dispositivo explosivo explode na seção de interesses cubanos em Washington, causando danos consideráveis ​​à propriedade. A ação foi realizada pela organização terrorista "Omega".
  • 27 de outubro : Um dispositivo explosivo explode na Missão Cubana nas Nações Unidas, causando alguns danos à propriedade.
  • 7 de dezembro:  Um dispositivo explosivo explode na Missão Cubana nas Nações Unidas, causando danos consideráveis ​​à propriedade.

www.cubadebate.cu