QUANDO AS PESSOAS PENSAM em escaladas incríveis, elas pensam em escalar o Half Dome em Yosemite ou aqueles comerciais de pitons que mostram alguém pendurado por dois dedos em uma borda. Esses alpinistas são impressionantes, e o domínio técnico e a habilidade necessários para escalar rochas escarpadas é algo que só vem depois de anos de prática.
A menos que você seja uma cabra. As cabras nascem com mais habilidade técnica do que os humanos em um dedo mindinho, e continuam a se envolver em proezas de escalada cada vez mais bizarras e perigosas que envergonhariam até o veterano mais experiente do Everest.
1. Uma cabra da montanha pousa dentro do Grand Canyon do rio Stikine, no norte da Colúmbia Britânica. Essas cabras, que vivem apenas no cânion, usam caminhos quase invisíveis ao longo das paredes para evitar predadores.
( via )
2. O desfiladeiro Dades nas montanhas do Atlas do Marrocos é uma área remota cheia de formações rochosas incomuns e é o lar de cabras selvagens e domesticadas. O vale que abriga o desfiladeiro também é chamado de “Vale dos Mil Kasbahs” porque os berberes que ali viviam construíram uma floresta virtual de fortalezas para se protegerem dos invasores.
( via )
3. Embora as cabras da montanha tenham sido introduzidas em Utah , seu conforto com as formações rochosas escarpadas e selvagens naturais do estado faz com que pareçam em casa lá. O monte Timpanogos é povoado por milhares deles, tão acostumados com os turistas humanos que você pode chegar perto antes que eles desapareçam sobre uma serra.
( via )
4. As cabras íbex alpinas vivem em grandes altitudes nos Alpes e são capazes de escalar penhascos escarpados... ou esta represa italiana, onde dezenas delas marcharam para frente e para trás pela parede de 160 pés, lambendo o sal da pedra.
( via )
5. As cabras em Uganda são mais uma comida de jantar do que um animal selvagem, mas sua habilidade natural de se equilibrar em pés delicados e minúsculos torna muito fácil escalar jarros de água.
( via )
6. Embora possam ser amigáveis e curiosos , as cabras não são o tipo de animal de estimação que vai abraçar seu colo ou segui-lo pelo quintal, a menos que você tenha comida no bolso. Mas eles são muito brincalhões e se divertirão alegremente.
( via )
7. Gimli Peak , na Cordilheira Valhalla perto de Slocan, British Columbia, é um pico de barbatana de tubarão. Com quedas abruptas em ambos os lados de um cume estreito, representa um desafio até mesmo para alpinistas muito experientes... exceto cabritos.
( via )
8. O carneiro Bighorn pode pesar até 300 libras . Eles vivem em altitudes de 2500-5000 pés no verão, mas podem percorrer até 8500 pés no inverno. Suas habilidades de escalada são baseadas em seus pés ágeis - eles têm unhas modificadas que permitem uma pegada flexível e almofadas internas macias semelhantes a sapatos de escalada para humanos.
(através da)
9. Camelos e cabras pertencem à mesma ordem: Artiodactyla. Os animais deste grupo têm ossos do tornozelo de formato único, que conferem maior flexibilidade ao pé e facilitam a escalada.
(através da)
10. As cabras não são conhecidas por sua submissão à autoridade . Por causa de sua capacidade de escalar paredes, empoleirar-se em saliências quase invisíveis e comer praticamente qualquer coisa, as cabras parecem os fodões originais.
(através da)
11. Além da escalada , as cabras da montanha também são hábeis em saltar. Os bebês costumam brincar pulando um do outro, usando uns aos outros como trampolins. Sim, eles estão em treinamento desde o nascimento.
( via )
12. As cabras são sociais e formarão pequenos rebanhos, que também podem ser chamados de “tribos”. Todo mundo sabe que não é uma boa ideia escalar sem um amigo.
( via )
13. Cabras em áreas remotas do Marrocos vão subir em árvores de argan em busca de comida. Seus excrementos contêm grãos da árvore, que são então lavados e prensados em óleo por agricultores empreendedores e vendidos aos turistas. Gostaria de saber se eles mencionam a parte do “intestino de cabra” do processamento?
( via )
14. As cabras têm um equilíbrio notável : os cascos são divididos, o que permite agarrar e espalhar-se até nos espaços mais pequenos. Você raramente encontra cabras tombando... a menos que sejam cabras desmaiadas.
( via )
15. As cabras foram domesticadas por volta de 7.000-10.000 aC e aparecem em alguma arte paleolítica. A expectativa de vida natural das cabras é entre 8 e 12 anos, mas podem viver até 15.
(através da)
16. As cabras, como os polvos , têm olhos retangulares, o que lhes permite enxergar no escuro. Eles são ativos tanto durante o dia quanto à noite, o que deu origem a uma lenda urbana de que as cabras não dormem.
( via )
17. As cabras não gostam de comer comida suja ou que tenha ficado no chão. Talvez seja por isso que eles escalam alturas quase impossíveis para procurar navegar (esfregar gramíneas e plantas).
( via )
18. As cabras da montanha têm uma pelagem lanosa que as mantém aquecidas em altitudes elevadas. Este casaco tem uma camada dupla para isolamento extra, que muda no verão.
( via )
19. Os cabritos montanheses (bebês) pesam aproximadamente 3kg ao nascer e são capazes de se movimentar pelas rochas com seus pais em um ou dois dias.
( via )
20. As cabras domesticadas são muito espertas e ficam entediadas facilmente; sua curiosidade natural e habilidades de escalada muitas vezes significam que os agricultores os encontram em lugares incomuns ao redor do celeiro.
( via )
21. Um fazendeiro em Illinois construiu uma torre de castelo para suas 11 cabras-montanhas suíças, que não tinham uma formação natural para escalar em centenas de quilômetros. Sua torre contém 5.000 tijolos feitos à mão e é, segundo ele, a torre de cabra mais alta do mundo. De quantos, nos perguntamos?
( via )
22. Estima-se que existam 100.000 cabras da montanha na América do Norte. Eles vivem principalmente nas Montanhas Rochosas e nas faixas costeiras do noroeste, mas podem ser encontrados tão ao norte quanto no sudoeste do Alasca.
( via )
23. Quanto maior a circunferência escrotal de um bode (chamado de buck), maior sua libido e fertilidade.
( via )
24. Bucks às vezes atacam quando se sentem ameaçados ... o que aconteceu com alguns infelizes alpinistas humanos que os encontraram inesperadamente. As cabras da montanha que habitam os parques nacionais altamente traficados, no entanto, costumam estar tão acostumadas com os hóspedes humanos que vêm investigar ou sair com os visitantes.
(através da)
25. Os moradores da Sardenha , uma ilha rochosa na costa da Itália, consomem principalmente leite de cabra em vez de leite de vaca ou ovelha. As cabras da ilha consomem plantas anãs de curry, que são usadas nos EUA para fazer anti-inflamatórios. Cabras saudáveis, pessoas saudáveis!
(através da)
26. William de Goat foi o mascote do Esquadrão Nº 609 da RAF em 1941. Ele alcançou o posto de Comandante de Ala, que pode ser visto pintado em seus chifres.
( via )
27. A história de “Three Billy Goats Gruff” é um conto folclórico norueguês que mostra a inteligência aguçada das cabras quando elas enganam um troll para deixá-las passar por uma ponte sem comê-las. As cabras são inteligentes e engenhosas. Chega de dizer.
( via )
28. Como ruminantes, as cabras digerem tudo duas vezes através de uma série de quatro estômagos, o que levou ao mito de que elas comem qualquer coisa (incluindo latas). Resistentes e capazes, as cabras podem sobreviver com muito pouco, mas fazem de tudo para conseguir comida que acham saborosa.
( via )
29. A Garganta de Cares, na costa norte de Espanha , apresenta uma antiga via de manutenção hidroelétrica esculpida na falésia, bem acima do rio. Está cheio de microclimas variados e abriga uma grande variedade de animais... incluindo cabras, que não se impressionam com o cenário dramático.
( via )
30. Mesmo as cabras não montanhesas se adaptam muito bem ao frio ; eles respondem à queda de temperatura cultivando uma fina camada de pelo macio semelhante a caxemira. Sua resistência e calor tornam as cabras excelentes animais de fazenda que se aconchegam a outros animais... de cima para baixo.
( via )
31. O London Telegraph informou que as cabras têm sotaque . Suas chamadas mudam à medida que envelhecem e se movem para diferentes grupos; cabras do mesmo grupo soam mais parecidas umas com as outras à medida que passam mais tempo juntas.
( via )
32. As cabras no Afeganistão precisam ser particularmente astutas ; o esporte nacional é o “buzkashi”, um jogo em que os jogadores montam a cavalo e tentam agarrar e arremessar a carcaça de uma cabra em uma área de pontuação. O nome se traduz literalmente como “agarrar cabras”.
Sem comentários:
Enviar um comentário