Os fabricantes de champoo esperam a cada ano ganhos milionários, mas no fundo das montanhas da província de Guangxi, ao sul da China, as mulheres do povoado Huangluo não estão contribuindo nem um centavinho à indústria porque, ao que parece, elas acham que não vale nada. Para a maioria das mulheres da etnia Yao o cabelo é sua posse mais preciosa. A antiga aldeia onde vivem é conhecida na China inteira como o "Povoado do Cabelo Longo", e inclusive é reconhecida no livro dos Recordes Guinness.
|
Seus cabelos negro azeviche chegam a medir até mais de 2 metros de comprimento, e elas mesmas cuidam deles para manter seu aspecto forte e saudável, e livre de cabelos brancos quando forem idosas.
Seu segredo? Lavam com água de arroz fermentado, ou seja, a água branca que fica quando o arroz é fervido. Este é o segredo para um cabelo formoso entre estas mulheres do povoado, bem como para princesas imperiais do Oriente desde tempos antigos.
Em Huanglou consideram tão sagrado o cabelo longo das mulheres, que é proibido exibi-lo em público.
Elas acreditam que quanto maior o cabelo, mais tempo irão viver, e maior será a riqueza e a boa sorte. Quanto mais longo o cabelo, mais afortunadas serão.
A aldeia tem de 82 casas e 400 habitantes, e durante a temporada alta, chegam a ganhar mais de 300 dólares ao mês mostrando seu cabelo aos turistas, enquanto cantam e dançam.
As mulheres de Huangluo só podem cortar o cabelo uma vez em suas vidas, em seu aniversário de 18 anos. As mechas cortadas são dadas à avó da moça que a convertem em uma peça ornamental.
Neste momento, a jovem dispõe-se a buscar um namorado. Quando se casa, o cabelo é presenteado ao marido, e depois, ela o usará como parte de seu penteado de cada dia.
Então seu cabelo estará composto por três partes: seu próprio cabelo, o cabelo que foi cortado antes de se casar, e o terceiro que é feito por cordões tecidos sobre a cabeça e que tem que recolher diariamente.
As três partes unem-se para formar um elaborado penteado que só um especialista poderia envolver. De acordo com o penteado usado é o status social da jovem.
Por exemplo, se o cabelo for envolvido como um coque circular, significa que está casada, mas não tem filhos. Se está casada e tem filhos, o cabelo deve ser trançado naa parte dianteira.
Se usar um lenço ao redor da cabeça e o cabelo ficar oculto, significa que está buscando marido e, por tradição, seria o único homem com a mordomia de ver toda a beleza de seu cabelo.
Atualmente, sem importar que estejam casadas, elas se mostram mais dispostas a compartilhar com o mundo suas esplendorosas melenas.
Elas utilizam o água de arroz, porque é rica em antioxidantes, minerais e vitamina E. Deixa o cabelo mais brilhante, suave, forte e saudável.
Ademais dizem que essa água ajuda a curar cicatrizes, a reduzir as linhas de expressão e a inflamação, deixando a pele com um brilho saudável...
A verdade é que as mulheres desta tradicional etnia afirmam que a maioria delas não tem nenhum fio de cabelo branco até passados os 80 anos de idade.
Nós já falamos certa vez que a maioria dos champoos não serve para nada, é pura perfumaria. Mas parece evidente que a tal água de arroz ajuda mesmo a melhorar o aspecto do cabelo.
Sem comentários:
Enviar um comentário