A Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines conta, desde janeiro de 2020, com um grupo de sapadores florestais, sendo, de momento, “a única Junta do país” a contar com uma equipa com estas funções.
A criação da referida equipa teve início em dezembro de 2018, através de uma candidatura apresentada pela Junta de Freguesia e elaborada com o apoio técnico da Câmara Municipal de Silves. Em novembro de 2019 foi aprovada a candidatura apresentada ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), organismo que comparticipa financeiramente com uma verba anual de cerca de 40 mil euros e que também já forneceu uma viatura equipada para o efeito.
Como disse, ao Terra Ruiva, a presidente da Junta de Freguesia de Messines, Carla Benedito, são duas as funções desta equipa: vigilância e primeira intervenção no combate ao fogo.
A Equipa de Sapadores Florestais da Junta deveria entrar em ação já nesta época de fogos mas o aparecimento da pandemia provocada pelo novo coronavírus levou ao adiamento da formação que estava prevista e que seria realizada no âmbito de uma candidatura apresentada ao Instituto de Emprego e Formação Profissional. “Tiveram apenas uma formação, informal, prestada pelos bombeiros, de comunicação via rádio e condução fora de estrada, pelo que este ano apenas poderão ajudar na vigilância e outras tarefas como trabalhos de desmatação”, explicou Carla Benedito.
A equipa é constituída por cinco pessoas que se encontram ao serviço da Junta de Freguesia e que executam outras tarefas quando não se encontram ocupadas com os trabalhos específicos de sapadores florestais.
www.terraruiva.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário