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quarta-feira, 29 de junho de 2022

UM BARCO VOADOR DE 1929

 


Projetado pelo Dr. Claudius Dornier, o Dornier Do-X foi o maior e mais pesado barco voador do mundo após a sua conclusão em 1929, com uma envergadura de 50 metros e um peso máximo de decolagem de mais de 61 toneladas. A enorme aeronave foi financiada pelo Ministério dos Transportes alemão, mas foi construído na Suíça, nas margens do Lago de Constança, a fim de cumprir com os termos do Tratado de Versalhes, que proibia a Alemanha de construir certos tipos de aeronaves.

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Este enorme barco voador luxuoso mal conseguia sair da água 01
O Do-X era alimentado por uma dúzia de motores montados em uma configuração tandem push-pull em cima da asa, que mal podia transportar a desmedida nave até uma altitude de 50o metros. Fiel ao seu projeto de semelhança a um barco, assim como os ekranoplanos russos que utilizavam o efeito solo, os motores complexos do Do-X não eram controlados diretamente pelo piloto, o capitão na cabine tinha que enviar ordens para ajustes do acelerador para um engenheiro de voo na sala de máquinas.

As acomodações a bordo do Do-X eram espaçosas e luxuosas, com um salão de jantar, sala para fumantes, bar e assentos confortáveis para 70 a 100 passageiros.

O Do-X fez seu primeiro vôo de teste em 12 de julho de 1929. Alguns meses mais tarde, realizou um recorde mundial transportando 169 passageiros em um vôo de 40 minutos. Os passageiros foram convidados para se deslocar de um lado da cabine para o outro para ajudar a estabilizar o voo.

Em 1930, o Do-X decolou em uma turnê de divulgação internacional, voando por toda a Europa, ao longo da costa oeste da África, através do Atlântico e veio até no Brasil e depois para Nova York, antes de retornar a Berlim.

O passeio destinava-se a atiçar o interesse no Do-X no transporte aéreo civil, mas para além de dois modelos adicionais construídos para a SANA companhia aérea estatal italiana, o leviatã do céu não nunca conseguiu decolar comercialmente.
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