Os militantes foram vistos dando voltas de vitória ao redor da cidade de Zaranj na tarde de sexta-feira nos veículos capturados, tendo acabado de capturar a capital provincial após ultrapassar as forças do governo afegão.
Vários vídeos circulando online mostraram as consequências do ataque, incluindo Humvees de fabricação americana com a bandeira do grupo islâmico.
Outras imagens supostamente mostravam um campo de aviação deserto em Zaranj - onde as forças americanas estiveram presentes - aparentemente abandonado pelas tropas do governo durante a invasão.
Situada no sudoeste do Afeganistão, ao longo da fronteira com o Irã, Zaranj é a primeira capital regional a cair nas mãos do Taleban desde que ele lançou uma grande ofensiva na primavera, embora o grupo tenha feito um ataque agressivo em outras partes do país.
No início desta semana, a capital da província de Helmand, Lashkar Gah, quase foi tomada por combatentes do Taleban, que capturaram nove de seus 10 distritos . A segunda maior cidade do Afeganistão, Kandahar - capital da província de mesmo nome - também foi atacada, com um chefe de polícia local alegando na quinta-feira que o grupo matou quase 1.000 pessoas ao sitiar a cidade.
Talvez o mais preocupante para as autoridades afegãs - e seus colegas americanos, que agora estão supervisionando uma retirada militar completa após uma ocupação de 20 anos - sejam os ataques à capital nacional, Cabul. No início desta semana, carros-bomba do Taleban abalaram a cidade enquanto militantes atacavam a casa do ministro da Defesa em exercício, Bismillah Khan Mohammadi. Embora o ministro tenha escapado ileso, pelo menos oito foram mortos no ataque, enquanto o grupo assassinou um importante funcionário da mídia em Cabul dias depois.
De acordo com o último relatório do principal cão de guarda do governo dos Estados Unidos para a guerra no Afeganistão, John Sopko, o Taleban controla pelo menos metade dos 419 distritos do Afeganistão, quase dobrando suas propriedades territoriais entre junho e julho à medida que sua ofensiva ganhou ímpeto. Embora o relatório de Sopko afirme que o grupo não controlava nenhuma capital de província quando foi publicado no final de julho, os fatos locais mudaram rapidamente desde então, visto que o Taleban capturou uma grande cidade e ameaçou várias outras.
O presidente Joe Biden estabeleceu um prazo de retirada de 11 de setembro para as forças dos EUA no Afeganistão, estendendo uma data de maio inicialmente acordada entre o Taleban e o governo anterior. Embora o Pentágono tenha afirmado em julho que a saída estava mais de 90% concluída , os ataques aéreos americanos continuaram contra o Taleban, com o New York Times relatando “dezenas” de bombardeios nas últimas duas semanas. Funcionários do governo também disseram ao Times que o Pentágono “provavelmente” buscará outra campanha aérea nos próximos meses, caso os insurgentes ameacem seriamente Cabul ou Kandahar, levantando questões sobre se Washington realmente pretende deixar o país até setembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário