AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Veja todo o procedimento do milho verde, desde a plantação do grão até seu processamento


 

Em geral, o cultivo do milho não apresenta grandes dificuldades, mas a primeira coisa que você deve saber é que a cultura desse cereal pode exigir bastante do solo, que deve ser preparado de antemão, bem drenado e fértil, rico em húmus, para render uma boa colheita. Também deve ser respeitado o a época adequada de plantio do grão: entre outubro e dezembro. Isso se deve ao fato de a planta necessita da incidência da luz e da temperatura para se desenvolver bem. Assim, que melhor época então que o verão?


Veja todo o procedimento do milho verde, desde a plantação do grão até seu processamento

Lógico estas são recomendações para um pequeno plantio, porque no caso do plantio de longa escala as coisas mudam bastante. Antigamente os agricultores precisavam de uma grande leva de pessoas, para plantar, cuidar e colher o cereal de origem mexicana, mas, na atualidade, quase tudo é feito por máquinas, inclusive o processamento para a indústria alimentícia, com a retirada e limpeza dos grãos para envase em potes de vidro e latas.

Você vai notar que na agricultura moderna existem diferentes máquinas para cada processo, desde a máquina que sulca a terra e planta os grãos, passando pela que faz a remoção dos pendões, que visa que a planta não promova ela mesma a sua polinização, como mostrado no vídeo logo abaixo.

Geralmente, 50 dias após a floração, as espigas estão maduras para a colheita do milho verde, mas um sinal inequívoco do momento certo de colher são as estigmas (aquele cabelo que nasce da espiga), assim que ele adquirir um tom marrom, o grão já está pronto para ser tirado do pé. Lembrando que este processo de maturação se estende por mais uns 3 a 4 meses para a colheita do milho seco.

As colheitadeiras modernas separam a espiga e já picam as folhas e caules que ficam para trás para servir de adubo para a próxima plantação.

Já a área de processamento exige um pouco da atenção humana para que as espigas ainda com palha ou cabelo não avancem para o debulhador. Depois de previamente lavados os grãos são embalados com salmoura e prontos para o consumo.



www.mdig.com.br


Sem comentários:

Enviar um comentário