A seguinte ilusão óptica é espetacular porque é capaz de enganar seu cérebro e, ato seguido, mostra que você que estava equivocado. Por muito que pareça que as bolinhas têm diferentes cores, todas têm a mesma. A ilusão é obra de David Novick, professor de engenharia na Universidade do Texas en El Paso, nos Estados unidos, que mostrou a imagem estática a seus alunos para depois explicar por que percebemos que os círculos são de cores diferentes quando em realidade não são. |
Segundo Novick, o que ocorre é que percebemos as cores tal como são por si mesmas, mas também em contraste com as cores que as rodeiam. Desta forma, se colocarmos uma imagem de um quadrado vermelho então será vista como vermelha. Mas se colocarmos objetos com outras cores ao redor, a cor que percebemos muda um pouco.
O efeito é conhecido como ilusão de Munker-White em honra a H. Munker e Michael White, que estudou o fenômeno nos anos 70. Ninguém sabe direito como isso ocorre, mas alguns neurocientistas pensam que os sinais neurais encarregadas de transmitir a informação sobre os pigmentos até nosso campo visual criam uma cor intermediária. Nosso cérebro, como vem sendo habitual, nos engana.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário