AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

domingo, 7 de março de 2021

A PINTURA DE PETER PAUL RUBENS


 




























Rubens, a apresentação do retrato de Marie de 'Medici

Ensaio da Dra. Esperança Camara.

Peter Paul Rubens, A Apresentação do Retrato de Marie de 'Medici, c. 1622-1625, óleo sobre tela, 394 x 295 cm (Museu do Louvre)
Peter Paul Rubens, A Apresentação do Retrato de Marie de 'Medici , c. 1622-1625, óleo sobre tela, 394 x 295 cm (Museu do Louvre)

A flecha do Cupido atinge seu alvo

Uma jovem com um vestido adornado com joias e uma gola de renda rígida olha confiantemente para fora de um retrato com moldura simples e comprimento do busto colocado bem no centro de uma grande tela. O nome dela é Marie de 'Medici, filha do Grão-Duque da Toscana.
Os antigos deuses do casamento e do amor - Hymen e Amor (Cupido), à esquerda e à direita, respectivamente - pairam no ar enquanto apresentam este retrato a Henrique IV, o rei da França. Hymen segura em sua mão esquerda uma tocha flamejante, simbolizando o ardor do amor, enquanto Cupido exalta as virtudes da princesa Medici. A flecha do Cupido atingiu seu alvo; o rei está ferido. Ele ergue os olhos em gratidão, com a mão esquerda estendida enquanto expressa seu deleite por sua noiva.
Rei apaixonado pelo retrato de sua futura noiva (detalhe), Peter Paul Rubens, A Apresentação do Retrato de Maria de 'Medici, c. 1622-1625, óleo sobre tela, 394 x 295 cm (Museu do Louvre)
Rei apaixonado pelo retrato de sua futura noiva (detalhe), Peter Paul Rubens, A Apresentação do Retrato de Maria de 'Medici , c. 1622-1625, óleo sobre tela, 394 x 295 cm (Museu do Louvre)
Do céu acima, Júpiter e Juno, o rei e a rainha dos deuses do Olimpo, olham para baixo com aprovação, suas próprias mãos se tocando em um terno gesto de união matrimonial. A águia feroz de Júpiter, vista no canto superior esquerdo, desvia o olhar do casal e aperta seus raios em suas garras. Em contraste, o pavão domesticado de Juno olha para o casal divino, enquanto sua companheira estica o pescoço para olhar o retrato. Uma fita de seda rosa os une. A pavoa empoleira-se na carruagem de Juno, diretamente acima de um relevo dourado de Cupido que equilibra uma guirlanda em forma de canga (um símbolo de casamento) nos ombros enquanto dança alegremente nas asas de uma águia orgulhosa. A mensagem é clara: até o rei dos deuses pode ser subjugado pelo amor. Seguindo o exemplo de Júpiter, Henry também deve voltar sua atenção para o casamento.
Júpiter e Juno (detalhe), Peter Paul Rubens, A Apresentação do Retrato de Marie de 'Medici, c. 1622-1625, óleo sobre tela, 394 x 295 cm (Museu do Louvre)
Júpiter e Juno (detalhe), Peter Paul Rubens, A Apresentação do Retrato de Marie de 'Medici , c. 1622-1625, óleo sobre tela, 394 x 295 cm (Museu do Louvre)
No entanto, esta partida é sobre política e também sobre amor. Atrás de Henrique está a personificação da França, usando uma vestimenta de seda azul bordada com flor de lis dourada (o brasão da monarquia francesa) e um elaborado elmo emplumado circundado por uma coroa de ouro. Ela gentilmente toca o ombro de Henry e sussurra em seu ouvido, assegurando-lhe que um casamento com a princesa Medici é realmente bom para o reino. A França exorta Henrique a se afastar do campo de batalha, cujas consequências são visíveis na cidade em chamas ao fundo, e a cuidar do lar e do lar, pois os assuntos domésticos não são menos importantes para a sobrevivência da monarquia do que as façanhas militares. Henry obriga; seu capacete e escudo - agora brinquedos de dois querubins - estão a seus pés.
Vista do ciclo Marie de Medici por Peter Paul Rubens no Louvre (foto: stevenzucker, CC BY-SA 2.0)
Vista do ciclo Marie de Medici por Peter Paul Rubens no Louvre (foto: prof zucker , CC BY-SA 2.0)
Esta tela é a sexta de uma série de vinte e quatro pinturas sobre a vida de Maria de 'Medici encomendadas pela própria rainha a Peter Paul Rubens em 1622 para adornar uma das duas galerias do Palácio de Luxemburgo, sua casa recém-construída em Paris. Em escala e assunto, este ciclo é sem precedentes. Não só é único em sua dedicação aos eventos importantes da vida de uma rainha, mas também inclui eventos que foram bastante recentes e bastante humilhantes. Depois que Henrique foi assassinado em 1610, Maria - atuando como regente de seu filho, Luís XIII - governou o reino da França por sete anos. A posição era adequada para ela; mas muitos nobres franceses invejaram seu poder. Divisões na corte, incluindo tensões com seu próprio filho, levaram ao exílio de Maria de Paris em 1617.
Apresentação do Retrato de Marie de 'Medici (à esquerda), ciclo de Marie de Medici no Louvre
Apresentação do Retrato de Marie de 'Medici (à esquerda), ciclo de Marie de Medici no Louvre
O ciclo idealiza e alegoriza a vida de Maria à luz da paz e prosperidade que ela trouxe para o reino, não por meio de vitórias militares, mas por meio de sabedoria, devoção a seu marido e seu país de adoção e alianças matrimoniais estratégicas - tanto suas como as que ela intermediado para seus filhos. Essa, pelo menos, é a mensagem que ela desejava transmitir e ela trabalhou em estreita colaboração com seus conselheiros e Rubens para garantir que sua história fosse contada como ela julgava conveniente.
apresentação do retratofaz parte desta agenda; é um retrato idealizado da conclusão em abril de 1600 de negociações de casamento que levaram dois anos em andamento. A pintura apresenta o bethrothal de Henrique a Maria de Medici como uma união ordenada pelos deuses, aconselhada pela França e inspirada pela beleza e virtudes de Maria. Na realidade, os méritos da união foram exaltados não por um Cupido carnudo e de cabelos macios, mas pelos proponentes franceses e italianos da aliança, um dos quais relatou que o retrato apresentado pelos negociadores florentinos "agradou muito Sua Majestade". Henry, por sua vez, foi distraído das negociações por sua nova amante, com quem ele havia prometido se casar. No entanto, ele reconheceu a necessidade política e financeira do casamento dos Médici. Quando seu conselheiro anunciou a finalização do contrato de casamento, Henry exclamou: " Por Deus, deixe estar; não há nada a ser feito sobre isso, porque para o bem do meu reino e dos meus povos, você diz que eu devo ser casado, então eu simplesmente devo ser. "
Cupido e o Rei Henrique discutindo o retrato de Maria de Medici (detalhe), Peter Paul Rubens, A Apresentação do Retrato de Maria de 'Medici, c. 1622-1625, óleo sobre tela, 394 x 295 cm (Museu do Louvre)
Cupido e o Rei Henrique discutindo o retrato de Maria de Medici (detalhe), Peter Paul Rubens, A Apresentação do Retrato de Maria de 'Medici , c. 1622-1625, óleo sobre tela, 394 x 295 cm (Museu do Louvre)
Para Henry, um protestante que se converteu ao catolicismo ao ascender ao trono em 1593, uma esposa católica amenizaria qualquer preocupação sobre sua lealdade à Igreja Católica na França. Além disso, o robusto dote de Maria aliviou a grande dívida de Henrique para com os Medici, principais financiadores de suas atividades militares. E, talvez o mais importante, Henrique estava se aproximando dos 50 anos e ainda não tinha um herdeiro, colocando em perigo a estabilidade futura da França. Uma união frutífera com Marie foi a chave para essa estabilidade. Nesse caso, Marie, de 27 anos, não decepcionou, dando à luz um filho um ano após o casamento e mais cinco filhos, quatro dos quais sobreviveram à idade adulta. Rubens afirma o papel de sucesso de Marie como esposa e mãe, estabelecendo um eixo vertical dominante através do centro da composição de Juno, com ela exposta, seios fartos, do retrato de Marie ao querubim gordinho logo abaixo. De todas as figuras da pintura, Maria e o querubim são os únicos que olham para o observador, reafirmando claramente a centralidade de Maria de 'Medici e de sua descendência real para o futuro da França.
O tema da paz, que percorre todo o ciclo, foi de fato promovido não só na França, mas na Europa pelas alianças matrimoniais negociadas por Maria para seus filhos: Luís XIII casou-se com uma filha do rei espanhol, sua filha Elisabeth casou-se com o herdeiro do Trono espanhol (o futuro rei Filipe IV), e sua filha Henrietta casou-se com Carlos I da Inglaterra.
Palácio de Luxemburgo (fachada do jardim), Paris
Palácio de Luxemburgo (fachada do jardim), Paris
O ciclo pictórico foi instalado no Palácio de Luxemburgo por volta de 1625, a tempo das festas de casamento de Henrietta, permitindo assim que Marie exibisse suas realizações para seus muitos convidados. A trégua de Maria com seu filho Luís, no entanto, durou pouco e ela morreu no exílio em 1631. Apesar dos desafios de sua vida enquanto lutava para recuperar o poder e a influência que já teve, Maria de 'Medici viveu para ouvir-se proclamada mãe de três soberanos , certamente um legado impressionante para a filha órfã do Grão-Duque da Toscana.
Ensaio da Dra. Esperança Camara
https://www.khanacademy.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário