www.tuttartpitturasculturapoesiamusica.com /
Gerard van Honthorst ( 1590-1656 ) tornou-se um dos principais seguidores de Caravaggio, cujo estilo ele popularizou na Holanda ao retornar de uma estada em Roma, 1610-20.
Com pinturas como ' Cristo antes do Sumo Sacerdote', ele se tornou um dos poucos pintores holandeses a alcançar fama internacional.
Honthorst nasceu em Utrecht, provavelmente filho de Herman Gerritsz. van Honthorst, um pintor de desenhos animados de tapeçaria.
Treinou com Bloemaert, o principal pintor local, antes de viajar para Roma.
Após oseu retorno a Utrecht em 1620 mudou de temas e retratos principalmente religiosos para Arcadian e domésticos e popularizou cenas à luz de velas.
Em 1628 ele estava trabalhando em Londres para o rei Carlos I.
Em 1628 viveu em Haia, onde esteve a serviço do Príncipe Frederico Henrique de Orange ( que morreu em 1647 ).
Esteve envolvido na decoração dos novos palácios do Príncipe e foi seu pintor de retratos preferido.
Em 1635, Honthorst enviou para a Dinamarca o primeiro de uma longa série de pinturas clássicas e históricas encomendadas pelo rei Christian IV.
Em 1652 ele retornou a Utrecht, onde morreu. | © The National Gallery
H onthorst ‹hònthorst›, Gerard van, conhecido na Itália como Gherardo delle Notti - Pintor ( Utrecht 1590 - lá 1656 ), o mais conhecido dos seguidores nórdicos de Caravaggio.
Aluno de A. Bloemaert, ele esteve na Itália de 1610-1622.
Em Roma, onde foi protegido por Scipione Borghese e o Marquês V. Giustiniani, muitas de suas pinturas permanecem - a famosa Decapitação do Batista em S. Maria della Scala , em que o drama caravaggesco já é às vezes amortecido - como ainda mais depois de seu retorno à sua terra natal - por alguns sotaque acadêmico.
O. Gentileschi e H. Terbruggen também o influenciaram.
Em 1619 ele parou em Florença, onde trabalhou para o grão-duque.
Então teve grande sucesso como pintor de temas históricos e retratos nas cortes da Holanda, Inglaterra, Dinamarca e Brandemburgo.
O apelido " delle Notti " veio de sua predileção por cenas noturnas, representações de cenas sacras ou de gênero à luz de velas - Natividade, de 1621, na Uffizi🎨 , que ajudam a definir a escola de Utrecht e prelúdio de J. Vermeer. | © Treccani
Sem comentários:
Enviar um comentário