Apesar de suas roupas modestas e cabelos perfeitamente trançados, as mulheres que o artista espanhol Gerard Mas esculpe são espirituosas, ousadas e inegavelmente atrevidas. Seja soprando uma bola de chiclete, ostentando linhas de bronzeado visíveis ou descaradamente cavoucando seus narizes, as figuras vestidas com espartilho são impregnadas de humor e sagacidade e lançam uma luz contemporânea sobre as antigas convenções do meio. |
01
- "Este era um trabalho impossível. Sempre houve algo que quebrou aquela beleza. E uma escultura que tenta falar de beleza com alguma desproporção ou flagrante falha composicional é pretensiosa, senão ridícula", disse ele, acrescentando: - "Decidi antecipar esse fracasso e deliberadamente introduzir elementos discordantes que quebravam aquela pretensa beleza fazendo ranger o nosso bom gosto. Digamos que seja uma ode à impossibilidade da beleza."
Natural de Barcelona, ele originalmente se formou como restaurador com foco na reconstrução de ornamentos florais na arquitetura.
- "Na minha obsessão em contemplar a arte de outros tempos, também percebi que nossos códigos culturais atuais nos impedem de contemplar a arte do passado sem reinventar seu significado. Somos submetidos a uma avalanche de imagens diárias que moldam nossa aparência", afirmou demonstrando que além da escultura é muito bem articulado com as palavras.
Esta experiência continua a informar sua prática que combina perfeitamente técnicas tradicionais com temas contemporâneos, usando materiais padrão como mármore, alabastro, resina, argila e madeira. De fato, Gerard é um gêénio da escultura com troncos de madeira, quando, em geral, usa a carbonização com chama de maçarico para reproduzir os detalhes escuros de esculturas animais (veja a última foto).
Você pode ver uma coleção maior de suas obras figurativas em seu site ou acompanhar suas atualizações artísticas no seu Instagram.
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
https://www.mdig.com.br/
Sem comentários:
Enviar um comentário