Coberturas para a cabeça, véus e burcas são comuns e obrigatórias em muitas comunidades muçulmanas em todo o mundo. Existem muitos estilos diferentes e cada um tem seu próprio nome, mas nenhum deles chega nem remotamente perto da vibração da máscara boregheh. Essas máscaras coloridas são usadas pelas mulheres da província de Hormozgan, no sul do Irã. Estão disponíveis em uma variedade de formas e estilos, mas as mais comuns são retangulares, presas entre as sobrancelhas para criar uma espécie de parede vertical ao longo da ponte entre o nariz e a testa e uma fenda retangular sobre os olhos permite que a usuária veja. |
Estas máscaras são lindamente decoradas com bordados e miçangas e os estilos geralmente variam de acordo com a região, etnia e afiliação religiosa. As mulheres xiitas usam máscaras retangulares vermelhas, enquanto as das mulheres sunitas são pretas ou azul com ouro e de formas menos geométricas.
Um design peculiar tem o formato de sobrancelhas e bigode. Diz-se que essa máscara foi projetada séculos atrás como um estratagema para fazer com que invasores em potencial pensassem que as mulheres que espiavam à distância eram na verdade homens.
As máscaras são pensadas para fins práticos e culturais. Protegem a pele e os olhos do sol, que pode ser muito severo no Golfo Pérsico. As prendas são usadas pelas meninas assim que atingem a puberdade. Elas também são usadas em eventos sociais e reuniões.
Essas fotos foram capturadas pelo genial e premiado fotógrafo Eric Lafforgue, que passou um tempo viajando para conhecer as mulheres que fazem e usam essas máscaras.
Sem comentários:
Enviar um comentário