terça-feira, 17 de agosto de 2021

Desmascarando as imagens dos “escravos irlandeses”

 


Desmascarando as imagens dos “escravos irlandeses”


Aqueles que promovem o mito da escravidão hereditária perpétua irlandesa na América Colonial e no Anglo-Caribe usam uma variedade de imagens totalmente não relacionadas à servidão contratada para acompanhar sua anti-história. Eu examinei uma seleção deles.

Esta é a primeira parte da minha série de sete partes desmascarando o meme. Veja a Parte Dois , Três , Quatro , Cinco , Seis e Sete . Se você deseja apoiar meu trabalho, você pode fazer uma doação aqui .

1. Venda de uma escrava em Roma por Jean-Léon Gérôme (1884)

A é a mais comum imagem t h a acompanha espúrias “irlandês: o Forgotten Branco Escravos” artigos. É recortado de uma pintura de Jean-Léon Gérôme. Nesta obra, Gérôme imaginou uma cena em um mercado de escravos romano de cerca de dois mil anos atrás.

2. Os “pernas vermelhas” de Barbados

O meme “escravos irlandeses” foi adotado por racistas e nacionalistas brancos. O meme abaixo foi compartilhado por um líder do Tea Party em 2013. Ele acompanhou seu conselho aos afro-americanos para “sair” da escravidão.

Mas esta fotografia não é dos Estados Unidos, nem retrata “escravos irlandeses brancos”.

O historiador Matthew C. Reilly fez uma extensa pesquisa sobre a comunidade de “brancos pobres” de Barbados. Esta foto foi tirada em Barbados em 1908 e, como Reilly notou, nenhuma das fotos tem sobrenomes irlandeses e essas famílias parecem ter ascendência africana e europeia. Reilly escreve

“Fotografia conhecida localmente como“ The 'Redlegs' of Barbados ”. Na foto estão pescadores residentes de Bath, na freguesia de St. John, tirada em 1908. Foto cortesia do Sr. Richard Goddard. ”

“A fotografia é amplamente conhecida entre os aficionados da história da ilha, bem como aqueles interessados ​​em genealogia familiar. Em várias ocasiões, encontrei indivíduos que traçaram sua ancestralidade até um dos homens empobrecidos retratados no retrato de 1908 dos pescadores de perna vermelha. Até minha conversa com Fred Watson (Figura 7.2), no entanto, eu nunca tinha ouvido falar dela como uma “fotografia de família”. Estão representados membros das famílias Watson, Goddard, King e Haynes, sobrenomes populares entre a população “Redleg” por várias gerações e ainda presentes em St. John hoje. Fred foi capaz de identificar vários irmãos de seu pai e de sua mãe que estavam retratados na fotografia, incluindo o irmão de sua mãe, Simeon Goddard, encontrado no canto inferior esquerdo, e o irmão de seu pai, Joe Watson, encontrado no centro da última fileira.

3. Sobreviventes de um campo de prisioneiros de guerra japonês durante a Segunda Guerra Mundial

4. Soldado do Exército da União ao ser libertado da Prisão de Andersonville em maio de 1865

Provavelmente a cooptação mais perversa de todas. Vítimas do horror da prisão Confederada de Andersonville apropriada pelos Neo-Confederados para apoiar seu meme racista. NB, a hashtag Ferguson .

5. Trabalhadores infantis em uma fazenda texana, 1913

Esta é outra imagem popular. É usado aqui para promover uma ideia de filme “Comércio de escravos irlandês”. Esta foto de crianças trabalhadoras foi tirada em 1913 pelo grande Lewis Hine. As crianças trabalhavam na fazenda de HM Lane perto de Bells, Texas. O pai (e tio de algumas crianças) trabalhava no arado nas proximidades. Esta foto às vezes é usada em Stormfront para representar  "escravos brancos".

6. O logotipo da East India Company

O contínuo "nós éramos escravos também!" apropriação do comércio de escravos do Atlântico levou a esse fracasso. O logotipo da East India Company tatuado como uma marca de “escravo irlandês”. Eu perguntei a este tatuador sobre a relevância da tatuagem e ele me indicou uma página inativa (e já excluída) do Facebook chamada “Nós éramos irlandeses e escravos”. Esta página do Facebook foi a fonte e inspiração para o design da tatuagem. Os ferros de branding apresentados (primeira e segunda imagens) são do Wilberforce Museum. A terceira imagem, aquela em que a tatuagem se baseia, é um carimbo da East India Company, não um ferro de marcar. Nem é preciso dizer que os servos contratados não eram rotulados como escravos ao chegarem às colônias.

7. Ex-Crianças Escravizadas em Nova Orleans, 1864

O conforto e a facilidade com que alguns irlandeses e irlandeses-americanos se apropriam da história da escravidão negra é notável e perturbador. O culpado da apropriação abaixo é a página “Ireland Long Held in Chains” no Facebook. Eles compartilharam esta foto de ex-crianças escravas “brancas” em Nova Orleans e a rotularam como “Escravidão irlandesa - Três escravos”. Esta peça de propaganda anti-escravidão durante a Guerra Civil Americana foi dirigida a um público branco do Norte. Essas crianças escravizadas eram "descendentes de pais brancos por duas ou três gerações". O fato de muitos proprietários de escravos na Louisiana serem de ascendência irlandesa só torna essa apropriação mais repreensível. Na minha críticade sobrenomes irlandeses e propriedade de escravos, descobri que 159 sobrenomes irlandeses diferentes foram representados entre os proprietários de escravos na Louisiana em 1850. Estes incluíam Brady, Burke, Carroll, Connolly, Collins, Cullen, Crowley, Darcy, Devane, Hickey, Hogan, Keane, Lynch, Mahoney, McCormack e Murphy. Você pode ler sobre a história dessas fotografias em Maria Niall Mitchell artigo no New York Times.

8. Retrato de grupo de crianças trabalhadoras em Port Royal, Carolina do Sul (1911)

Este meme da “escravidão branca” (que se apropria do Massacre de Zong) usa uma das fotografias de Lewis Hine. A legenda diz “Retrato de grupo de meninas trabalhando como descascadoras de ostras na empresa de conservas em Port Royal, SC, 1911. Da esquerda para a direita: Josie, seis anos, Bertha, seis anos e Sophie, 10 anos”.

Aqui está a fotografia original.

Este meme inacreditavelmente a-histórico também sugere que na décima sétima Irlanda “não era mais [um] pecado matar um irlandês do que um cão ou qualquer outro bruto”. Esta citação não é do século XVII, mas sim do século XIV, o que a torna 300 anos fora de contexto. citação original foi feita em 1317 na Remonstrance of the Irish Chiefs ao Papa João XXII . De acordo com Diarmuid Scully (University College Cork), o Remonstrance descreveu Domhnall, seu autor, como o 'Rei do Ulster e por direito hereditário o verdadeiro herdeiro de toda a Irlanda' que “reivindica o apoio da elite e do povo irlandeses, apela para o apoio papal contra o domínio inglês e oferece a realeza da Irlanda a Edward Bruce da Escócia. ” Desejava revogar oLaudabiliter . O Remonstrance acusa “os monges da ordem cisterciense de Granard, na diocese de Ardagh, assim também os monges de Inch, da mesma ordem, na diocese de Down, vergonhosamente cumprir de fato o que proclamam em palavras. Pois, portando armas publicamente, eles atacam os irlandeses e os matam, e mesmo assim eles celebram suas missas. ” Isso é para ilustrar aos poderes papais que algumas das ordens cristãs na Irlanda eram assassinas, heréticas e não garantiam o apoio do Papa. Esta foi uma réplica propagandística à infame afirmação de Gerald de Gales de que os ingleses reivindicam a Irlanda porque os irlandeses não eram verdadeiramente civilizados ou cristãos. O Remonstrance inverte essas justificativas caluniosas para a conquista Cambro-normanda da Irlanda. William Petty aludiu a esta brutal realidade colonial do século 14 noAnatomia Política da Irlanda (1672)

“Os ingleses na Irlanda antes da época de Henrique VII, viviam na Irlanda como os europeus na América, ou como várias nações vivem agora no mesmo continente; assim, como um inglês não era punível por matar um irlandês, e eles eram governados por leis diferentes; os irlandeses pela Brehon-Law, e os ingleses lá pelas Leis da Inglaterra ... [então] ingleses na Irlanda, ficando pobres e descontentes, degenerando em irlandeses; & vice-versa; Irlandês, crescendo em riqueza e favor, reconcilie-se com os ingleses. ”

9. O HMS Owen Glendower, uma fragata anti-tráfico de escravos

A Irish Central decidiu usar uma pintura do HMS Glendower para acompanhar seu artigo sobre “escravos brancos esquecidos”. Afirma que este navio foi usado para trazer “carga humana para a América do Sul [sic] e as Índias”. Este artigo repete a afirmação absurda de que um “comércio de escravos irlandês” terminou em 1839. Mas o HMS Glendower não era um navio negreiro. Na verdade, foi usado de 1821 a 1824 para suprimir o comércio de escravos.

10. The Putumayo Atrocities, 1900-1910

Ancient Order of Hibernians in Florida (State Board) apropriou-se de uma imagem de índios Putumayo fortemente acorrentados , sugerindo que eles são “escravos irlandeses”.

11. Homens Timucua cultivando um campo e mulheres Timucua plantando milho ou feijão (Flórida, c. 1560)

Esta imagem do povo Timucua plantando seus campos aparece em alguns blogs de “escravos irlandeses” e “escravos brancos”. O site Neo-Confederate Save Your Heritage classifica -o como “escravos brancos” trabalhando na Carolina do Sul.

12. Uma ilustração de Elizabeth Brownrigg, uma torturadora e assassina que foi executada na Inglaterra em 1767.

Este meme de “escravos irlandeses” usa uma ilustração da infame Elizabeth Brownrigg tirada do The New Newgate Calendar, um jornal sensacionalista publicado na Inglaterra na década de 1860. O texto do meme é ridículo; os valores são aparentemente uma invenção, e quase nem é preciso dizer que os escravos eram geralmente mais caros do que os servos porqueeles eram escravos. Propriedade vitalícia vs. contratos de 4 a 7 anos e proprietários de escravos também reivindicaram seus filhos como propriedade. Embora raros, em tempos de escassez (quando a demanda de trabalho / salários eram altos na Grã-Bretanha e, portanto, a migração não era atraente) os contratos de servos brancos podiam ser mais caros do que os de escravos. Era um crime assassinar um servo, mas chicotadas eram permitidas, desde que fosse uma "correção moderada". A afirmação de que “os escravos africanos eram tratados muito melhor na América colonial” é propaganda racista.

Aqui está a imagem original.

13. Escravo 'mulato' sendo chicoteado em um romance anti-escravidão

Esta ilustração é apropriada do romance antiescravista do século 19, The White Slave; ou, Memórias de um Fugitivo, de Richard Hildreth. O protagonista que está sendo açoitado é um escravo 'mulato'. Sua mãe foi escravizada e seu pai o escravizador.

14. Breaker boys trabalhando na Ewen Breaker da Pennsylvania Coal Co. (1911)

Esta é a versão mais recente do meme racista. Ele apareceu online durante o Mês da História Negra de 2016 e foi compartilhado 102.000 vezes até agora. A foto não retrata “escravos irlandeses”, mas meninos destruidores trabalhando em Ewen Breaker da Pennsylvania Coal Co., South Pittston, Pennsylvania. fotografia original foi tirada por Lewis Hine em janeiro de 1911. Hine foi o principal fotógrafo investigativo do Comitê Nacional de Trabalho Infantil (NCLC).

15. Um homem negro sendo chicoteado em Delaware (1920)

Esta imagem é usada por neo-nazistas neste site para representar "escravos irlandeses"

De alguma forma, conseguiu chegar ao mainstream.

Mas essa imagem claramente não é um “escravo irlandês” dos anos 1800. Foi tirada em Delaware na década de 1920 e mostra um homem negro sem nome, preso a um poste de açoite, sendo torturado.

16. Uma fotografia promocional para uma performance da peça de Dion Boucicault “The Octoroon” em Londres (c. 1862)

Aqui está um link para a fotografia original . Esta imagem satírica pretendia desafiar o público ao inverter os estereótipos raciais e foi utilizada para promover a peça durante a sua apresentação no teatro Adelphi, em Londres. Dion Boucicault é um dos dramaturgos mais famosos da Irlanda e The Octoroon foi sua produção anti-escravidão baseada no romance de Thomas Mayne Reid, The Quadroon .

17. Uma fotografia de um “homem negro chorando” e uma foto de Kevin Cunningham.

Este meme excepcionalmente racista apresenta uma fotografia de estoque e uma fotografia de Kevin Cunningham, um irlandês-americano que se tornou famoso depois de iniciar uma petição online no change.org pedindo a acusação de George Zimmerman, o homem que atirou em Trayvon Martin.

18. Mulheres inglesas sendo importadas e vendidas para Plantadores na Virgínia Colonial (década de 1620)

Este meme da “venda de mulheres irlandesas” aparece em vários sites de “escravos irlandeses” (incluindo a Antiga Ordem dos Hibernos) e nas redes sociais.

Esta imagem é, na verdade, retirada da história popular de Barnes nos Estados Unidos da América

A proporção de mulheres para homens era muito baixa na colônia e, portanto, para o benefício do projeto colonial, como Edmund S. Morgan o descreve, um carregamento foi providenciado pelos membros da Virginia Company “de uma centena de empregadas voluntárias, para serem vendidas aos plantadores que podiam comprar uma esposa. ” American Slavery, American Freedom , p.95) Portanto, a imagem não retrata mulheres irlandesas sendo vendidas como escravas. Retrata mulheres inglesas sendo vendidas para o casamento. O plantador estava pagando pelos custos de transporte.

Para obter mais informações sobre o papel e os direitos limitados das mulheres na Virgínia colonial, consulte a visão geral de Julie Richter.

19. Edwardian Servants, Byfield, Northamptonshire (c. 1920)

Alguns desses sites levam o termo 'servos contratados' literalmente… Eles transformaram esta imagem de duas empregadas domésticas fotografadas em uma casa em Byfield, Northamptonshire, em algum momento entre 1896 e 1920….

… E o transformou em um terrível meme de “escravidão branca”.

20. Duas mulheres plantando batata-semente em Co. Antrim (1890)

Esta não é uma imagem de “escravos irlandeses” ou servos contratados, mas de duas mulheres em Glenshesk, Co. Antrim plantando batatas. A fotografia foi tirada por Robert J. Welch para os Conselhos de Distritos Congestionados no final da década de 1890.

21. A família Damm, Los Angeles, 1987

O meme “escravos irlandeses” também é usado para negar a existência do privilégio branco. Muitas vezes é acompanhado por uma imagem da família Damm tirada pela fotógrafa Mary Ellen Mark em Los Angeles em 1987.

22. Mineiros italianos na Bélgica (c. 1900)

Esta fotografia foi publicada recentemente na página de extrema direita “Against Globalist Agenda” do Facebook e anexada com o título “Escravos irlandeses importados para a América”

Mas esta foto realmente retrata mineiros na Bélgica no início do século XX.

23. Uma fotografia dos penhascos de Moher

Este meme usa uma fotografia melancólica dos Penhascos de Moher. Aqui está o original não cortado.

24. Um anúncio para dois empregados irlandeses em fuga

“Faça um brinde a todos os escravos irlandeses que morreram tornando a América grande.”

"Diz servos recuados?"

"Cale-se."

25. Uma imagem de um site de tráfico humano e uma fotografia da visita do presidente Obama a Moneygall, Irlanda

Este meme foi criado pelo artista conservador JP Hawkins em 2013. https://twitter.com/jphawkins2009/status/615982442361413632
A legenda diz “Obama visita a Irlanda, mas falha em apontar que os irlandeses foram os primeiros escravos! Por que?" A imagem de fundo é um estoque imagem tirada do site da obturador Stock e é marcado 'Violência Doméstica'.

26. Uma foto do ator irlandês Cillian Murphy

Eu sei o que você está pensando. Eu também não tenho ideia.

27. Uma foto de meninas holandesas ruivas em uma praia na Holanda

Este meme de 'escravos irlandeses' foi criado e publicado no Facebook pelo autor autopublicado e teórico da conspiração Michael John Melton. Esta foto, entretanto, não mostra "escravos irlandeses" nem crianças irlandesas. Ela foi tirada em uma praia na Holanda por Igor Borisov e todas as crianças são holandesas.


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