A empresa Doppelmayr, que se dedica a construir teleféricos, funiculares e outros engenhos do estilo construiu faz alguns anos essa gigantesca esteira transportadora de dimensões colossais. Foi um trabalho para a Mineiradora Media Luna doe México, que realizava sua atividade na jazida de ouro do Limón-Guajes. Em parte optara por esta solução pela complicação do terreno acidentado, por segurança e por necessidades relacionadas ao meio ambiente. O resultado pode ser visto no vídeo, que tem já alguns anos. |
A esteira transportadora consegue transpor 400 metros de desnível desde a parte alta da montanha até a fábrica de processamento, a uma distância total de uns 1.300 metros. As tomadas desde a parte alta da montanha -aonde não é precisamente fácil chegar com camiões– são bem espetaculares. O movimento mecânico e imparável da esteira permite transportar umas 1.000 toneladas de mineral por hora, levando até o vale, onde se encontra a estação de processamento.
De fato, ainda que seja espetacular ela fica na sombra da maior esteira transportadora suspensa do mundo, localizada em Barroso, no estado de Minas, que tem 7,2 km de extensão e capacidade para deslocar 1.500 toneladas de calcário por hora. Uma fabrica de cimento local decidiu adotar esse sistema de transporte visando reduzir os impactos ambientais na região.
De qualquer forma, nenhuma das duas faz frente a esteira transportadora mais longa do mundo, localizada entre as minas de fosfato de Bu Craa e a costa de Laiune, no Saara Ocidental, que mede 98 quilómetros em 11 trechos. Construída em 1972, o que agora é a empresa siderúrgica ThyssenKrupp, é capaz de mover 2.000 toneladas de materiais por hora. É tão grande que é possível vê-la perfeitamente no Google Maps ao longo de todo seu percurso.
Sem comentários:
Enviar um comentário