quarta-feira, 5 de maio de 2021

Peixe Yin Yang - Um prato controverso que está vivo e morto

www.fatosreversos.com

Alegadamente inventado no início dos anos 2000, por um dono de restaurante da cidade de Chiayi, Taiwan, o peixe Yin Yang, também conhecido como “peixe vivo e morto”, definitivamente não é um prato para os fracos de coração. 

Consiste em um peixe inteiro, geralmente carpa, cujo corpo foi cozido e coberto com molho, mas cuja cabeça é mantida crua de modo que sua boca e olhos ainda se movem enquanto é comido.

Peixe Yin Yang começaram a fazer manchetes na China e Taiwan em 2007, quando fotos e vídeos da “iguaria” perturbadora começaram a aparecer na internet. 
Logo se descobriu que o prato era criação de um chef taiwanês, que havia desenvolvido uma técnica especial de cozinhar o peixe rápido o suficiente para que a boca e os olhos de sua cabeça crua ainda se contraíssem quando era servido.

vídeo
Primeiro, as escamas dos peixes vivos foram removidas com cuidado, sem feri-lo, em seguida, a cabeça do peixe era enrolada em uma toalha com cubos de gelo e seu corpo mergulhado em uma panela cheia de óleo quente e frito por cerca de dois minutos. Em seguida, o peixe foi cuidadosamente montado em um grande prato, coberto com molho agridoce, e servido para pessoas com estômago duro o suficiente para gostar de comê-lo.
Mesmo que o chef garantisse a todos que o peixe não estava realmente vivo e que os movimentos de sua boca e olhos eram apenas espasmos nervosos descontrolados, os vídeos irritaram os ativistas dos direitos dos animais e o público em geral, e os peixes yin yang foram eventualmente proibidos apenas em Chaiyi, mas em todo o Taiwan.

Mas só porque o prato perturbador foi proibido na terra que o criou, não significa que simplesmente desapareceu. O peixe yin yang foi adotado na China continental, onde aparentemente ainda é servido hoje.

vídeo




Uma rápida pesquisa no YouTube revelou alguns vídeos antigos de peixes yin yang e pessoas cutucando-os para ver sua boca e guelras se mexendo, mas também há novas evidências de que o prato ainda é servido em alguns restaurantes, como este vídeo do TikTok postado em março, que foi visto mais de 3 milhões de vezes.




vídeo
.

Sem comentários:

Enviar um comentário