domingo, 9 de maio de 2021

Os incríveis aparelhos do Dr. Zander

 Aparelhos de exercícios físicos fazem parte do cotidiano de milhões de pessoas. Podemos encontrá-los nas academias, clínicas de fisioterapia, centros de treinamento esportivo, e até mesmo nas praças públicas. Mas quem inventou essas máquinas?

aparelhos_academia
Aparelho para realinhar a caixa torácica


Para descobrir, precisamos viajar até 1865. Nesse ano, Gustav Zander, médico e ortopedista sueco, começou a fabricar aparelhos para exercícios físicos e fundou em Estocolmo, o Instituto de Fisioterapia Mecânica, do qual foi diretor até 1898.

VÍDEO



O dr. Gustav acreditava que o bem estar físico, não dependia dos procedimentos usuais da época, como sangramento, purgação e acrobacias vigorosas. 

Em vez disso, ele propunha cuidar da saúde com exercícios mais leves, que fossem ficando mais difíceis de acordo com o progresso do paciente.

Para defender suas ideias, ele criou cerca de uma centena de aparelhos, que procuravam emular as atividades físicas da época. 

O dr. Gustav afirmava, que seu sofisticado sistema de máquinas, podia corrigir defeitos físicos, fossem eles congênitos ou adquiridos durante a vida.



Aparelho para alongar o torso

Na década de 1880, o médico levou suas invenções para os Estados Unidos, e lá, buscou atrair um novo tipo de clientela, divulgando suas máquinas como “um preventivo contras os males de uma vida sedentária e o confinamento dos escritórios”. 

Em 1906, havia Institutos Zander, espalhados por todo o mundo.

Massageador do abdómen


Instituto Zander na Rússia


Os aparelhos Zander foram usados na reabilitação dos feridos da Primeira Guerra Mundial, entretanto, depois do conflito, com o colapso da economia mundial, eles caíram no esquecimento. A partir da década de 1980, esse tipo de terapia, renasceu nas academias de musculação.

O dr. Gustav Zander morreu em 1920, mas suas ideias permanecem vivas em milhões de pessoas, que buscam saúde e bem-estar por meio de exercícios físicos.

www.kidbentinho.com

Sem comentários:

Enviar um comentário