Em novembro de 2013 descobrimos maravilhados e boquiabertos uma escultura talhada em um tronco de uma árvore velha que durou quatro anos para ser finalizada. Feita pelo artista Zheng Chunhui, de Dongyang, na região central da província de Zhejiang, a obra era uma prova cinzelada da paciência e da capacidade do povo chinês com um escopro na mão. Com origens que remontam a antiquíssima Dinastia Tang -por volta do ano 700-, as esculturas em madeira de Dongyang são consideradas por muitos como uma das formas mais elegantes de escultura em alto relevo do mundo e um tesouro nacional. |
O ofício ainda é muito praticado em algumas oficinas da cidade, considerada como uma das quatro principais escolas de talha na China. Tanto que foi homenageada como a cidade natal da escultura de madeira desde os tempos antigos.
As esculturas locais hoje embelezam e ornamentam mais comumente objetos do cotidiano, tais como caixas, armários, cadeiras, mesas, camas, etc.
Talvez a manifestação mais ambiciosa e espectacular das esculturas em madeira de Dongyang possa ser vista em enormes murais que são instalados como painéis de arte ou quadros, conforme mostrado na coleção que ilustra este post. As fotos de 12 a 18 mostram as instalações destas obras magníficas em hotéis, mansões, teatros e repartições públicas. Simplesmente glorioso!
Fonte: Michael Lai e Xdymd
Sem comentários:
Enviar um comentário