A história do canal de Corinto, que liga o golfo de Corinto com o mar Egeu e separa a península do Peloponeso da Grécia, e torna o Peloponeso efetivamente uma ilha, é muito antiga e remonta ao ano 67 quando o imperador Nero enviou 6 mil escravos para escavarem a região com ferramentas rudimentares. Nero morreu no ano seguinte, e Galba, seu sucessor, achando que aquilo era caro demais e também por ser mais uma bizarrice de Nero, abandonou a empreitada. O canal de 6,3 km de comprimento só veio a ser construído entre 1881 e 1893. |
A partir dai, barcos e navios menores não precisavam mais dar a volta de aproximadamente 400 km, em torno do Peloponeso. Hoje, o canal é atualmente usado principalmente por barcos turísticos -cerca de 11 mil barcos navegam pelo canal anualmente- limitados a uma largura de 25 metros.
VÍDEO
O vídeo que dá contexto a este post, intitulado "O canal mais profundo do mundo", equivoca-se. O Corinto talvez tenha o paredão mais alto, mas sua profundidade média é de apenas 8 metros, o que também limita barcos de carga com grandes calados.
O geólogo de engenharia Haris Saraglou inspeciona o canal regularmente para garantir que esteja estável para grandes navios como este navio de cruzeiro de 195 m de comprimento, o maior navio que já cruzou o canal.
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