O monumento comemora a Batalha das Nações (também conhecida como Batalha de Leipzig) de 1813, quando o exército francês de Napoleão enfrentou e foi derrotado pelos exércitos da Rússia, Prússia, Suécia e Áustria.
A batalha foi importante para travar o domínio napoleónico na Europa e foram cerca de 100 mil mortes, 1/5 dos exércitos combatentes. É considerada a maior batalha da história da humanidade!
A ideia de erguer um monumento ali surgiu já em 1814, mas a pedra fundamental só foi colocada em 1863, quando a batalha completou 50 anos.
A construção só começou efetivamente em 1898 e custou cerca de 6 milhões de marcos alemães (hoje aproximadamente 54 milhões de euros!).
O monumento só ficou pronto em 1913 e inaugurado no mesmo ano, no aniversário de 100 anos da batalha, na presença de cerca de 100 mil pessoas, inclusive o imperador alemão da época.
Com 91m de altura, a vista lá do alto do monumento é espetacular (são 364 degraus)! Foto : buzzard525 - CC BY SA 3.0 |
Dentro da estrutura colossal de cimento e granito, tem uma cripta (abaixo) para lembrar os milhares de soldados que morreram lutando. Além disso, tem um museu sobre a batalha, com armas, uniformes, equipamentos e outros objetos sobre a batalha e as condições em geral dos soldados e exércitos da época.
Foto: Frank Vincentz - CC BY SA 3.0 |
Entrada - escultura de 12m representando o arcanjo Miguel - Foto: Susann Pristat - CC BY-SA 4.0 |
Foto: - CC BY SA 4.0 |
Sem comentários:
Enviar um comentário