AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "COMO UM CLARIM DO CÉU"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

O caso da mulher que criou um pequeno exército de corvos guarda-costas por acidente

Crie corvos e eles lhe comerão os olhos, diz o famoso ditado espanhol. 

Mas com frequência os provérbios estão completamente equivocados. 

Os corvos são aves inteligentes e agradecidas, e o refrão popular pode ser mudado para "Crie corvos e eles formarão um exército para atacar seus vizinhos". 

Esta mulher descobriu da pior forma. O caso apareceu no Reddit, mas não pertence a nenhum fórum sobre animais, senão a um subreddit sobre problemas legais.


O caso da mulher que criou um pequeno exército de corvos guarda-costas por acidente


Uma mulher do estado do Oregon, chamada Cranne, lançou no Reddit/Legaladvice uma pergunta realmente insólita:

- "Acidentalmente criei um exército de corvos guarda-costas. Podem culpar-me de algo se matarem alguém?"

A jovem de Portland explicou que faz alguns meses começou a dar de comer aos corvos que vivem em sua comunidade depois de ver um documentário em que diziam que estes animais podem travar amizade com as pessoas se estas lhes derem de comer com regularidade. O caso é que a técnica funcionou muito bem. Os cinco corvos iniciais que perambulam pelo bairro se converteram em uma pequena escolta aérea de 15 pássaros.

A princípio, relatou Cranne, os vizinhos acharam engraçada a situação e o fato de que um bando de corvos seguisse constantemente a jovem. De fato, a maior parte dos moradores são idosos e muitos deles pertencem a Audobon, uma sociedade sem fins lucrativos centrada em proteger aves e seu habitat.

No entanto, as coisas começaram a ficar estranhas quando uma vizinha entrou no jardim da recém coroada rainha dos corvos e as aves começaram a se lançar sobre ela em vôos rasantes claramente ameaçadores. 

Os corvos não chegaram a ferir a mulher, mas desde então se tornaram agressivos com o resto dos moradores e ameaçavam ou atacavam qualquer um que se aproximasse da mulher ou de sua casa.

Cranne esclareceu que em nenhum momento ensinou os corvos a atacar as pessoas e que, ainda que não seja capaz de controlar os animais diretamente, se sente tecnicamente responsável por ter criado esta inesperada guarda pretoriana.

Outro usuário do Reddit cuja esposa é ornitóloga apontou a possível causa deste comportamento. Os corvos estão praticando algo chamado "Custódia de Recursos". 

Em outras palavras, simplesmente estão protegendo a sua fonte de alimento. A especialista recomendou aos vizinhos da jovem que a visitassem levando pequenas oferendas em forma de alimento ou objetos brilhantes para os corvos e que começassem eles também a alimentar as aves para melhorar sua sociabilidade com os demais seres humanos.

Os vizinhos assim o fizeram, e a história deu um giro ainda mais inesperado. 

Agora os corvos protegem zelosamente toda a comunidade. Recentemente, Cranne relata que um vizinho de idade avançada caiu em frente a sua casa e os corvos montaram um escândalo monumental para alertar o resto da vizinhança sobre um humano ferido.

Os corvos se transformaram em uma querida parte da comunidade nesta região de Portland, e oficialmente podemos mudar o "Crie corvos e eles lhe comerão os olhos", por um "Crie corvos e eles serão seus amigos".

Com efeito, alguns animais trocam presentes entre si para transmitir status ou interesse por outro parceiro, mas os corvos são os únicos que fazem isso com os humanos para consolidar uma amizade ou para agradecer. 

O seguinte vídeo é um fragmento de um episódio do programa "Os eventos mais estranhos do mundo", da BBC, de 2015, que mostra Gabby, que naquela época mantinha uma longa amizade de 2,5 anos com os corvos que visitavam seu quintal e levavam presentes para ela em retribuição aos alimentos que ela deixava espalhados no quintal.


VÍDEO





www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário