quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

MULTIDÕES ENFURECIDAS E CAMIONISTAS BRIGAM COM A POLÍCIA POR CAUSA DO BLOQUEIO AOS CAMIÕES BLOQUEADOS NO PORTO DE DOVER















VÍDEO



Multidões enfurecidas se reuniram e motoristas de caminhão furiosos brigaram com a polícia ao redor do porto inglês de Dover



Camionistas bloqueados presos revoltam-se enquanto esperam para deixar o Reino Unido após o bloqueio da COVID



DOVER, Inglaterra (Reuters) - Motoristas de camião furiosos presos no porto inglês de Dover brigaram com a polícia enquanto a Grã-Bretanha tentava fazer o tráfego cruzar o Canal da Mancha após um bloqueio parcial da França para conter uma variante do coronavírus altamente infecciosa.

O porto de Dover permanece fechado enquanto o caos dos caminhoneiros aumenta


Paris e Londres concordaram na noite de terça-feira que motoristas com resultado negativo no teste poderiam embarcar em balsas para Calais a partir de quarta-feira, depois que grande parte do mundo fechou suas fronteiras com a Grã-Bretanha para conter a nova variante mutante.

O governo britânico convocou militares para ajudar, mas havia confusão entre os motoristas sobre como fazer os testes e avisos de que levaria tempo para limpar o acúmulo de caminhões, destruindo a rota comercial mais importante da Grã-Bretanha para alimentos poucos dias antes de deixar o mercado europeu Órbita da União.

“Os testes começaram enquanto procuramos fazer o tráfego circular novamente entre o Reino Unido e a França”, disse o ministro britânico dos transportes, Grant Shapps, no Twitter. “No entanto, a polícia de fronteira francesa agiu apenas com acordo a partir desta manhã e os atrasos continuam.

Enormes filas de camiões estão bloqueados  numa rodovia em direção ao Eurotunnel Channel Tunnel e em estradas para Dover, no condado sudeste de Kent, enquanto outros foram estacionados no antigo aeroporto próximo em Manston.

Sem nenhum sinal de retomada do tráfego para o continente europeu e a confusão sobre como fazer um teste de coronavírus, os ânimos estavam começando a aumentar entre os motoristas, muitos da Europa Oriental que não falam inglês e estão irritados por não poderem voltar para casa. suas famílias antes do Natal.

A polícia disse que houve distúrbios em Dover e Manston “envolvendo indivíduos que esperavam atravessar o Canal” e uma prisão foi feita.

“Não é assim que deveria funcionar. Não temos informações, as pessoas precisam buscar informações ”, disse Mekki Coskun, de Dortmund, na Alemanha, à Reuters.

O primeiro-ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki, disse que entrou em contato com o britânico Boris Johnson e com o presidente francês Emmanuel Macron sobre a geléia.

“Isso pode ser feito de forma diferente. Todo este processo poderia ter sido mais bem organizado ”, disse.

A Road Haulage Association, que estimou que havia cerca de 10.000 camiões retidos em Kent, disse que era caótico.

“A fronteira ainda está fechada, o regime de testes ainda não está acontecendo  os camionistas muito irritados  estão começando a ver uma pequena quebra da lei e da ordem e que querem voltar para o Natal ”, disse Rod McKenzie, diretor-gerente de políticas do RHA.

Normalmente, entre 7.500-8.500 camiões viajam pelo porto todos os dias, mas os volumes chegaram a mais de 10.000 recentemente.

Getlink, a operadora do Túnel do Canal, disse que apenas 45 camiões chegaram à França entre meia-noite e 11h GMT.

MAIS DISRUPÇÃO BREXIT

Parte do tráfego extra foi resultado da demanda do Natal, mas muitos estavam no país para entregar mercadorias a empresas que estão stocando peças antes que a Grã-Bretanha finalmente deixe a UE em 31 de dezembro, uma medida que deve causar mais perturbações em janeiro, quando a fronteira alfandegária fechada entrar em vigor.

O British Retail Consortium, um grupo de lobby da indústria, alertou que até que a os camiões fossem liberados e as cadeias de suprimentos voltassem ao normal, poderia haver problemas com a disponibilidade de alguns produtos frescos.

As empresas de logística também disseram que muitos motoristas europeus já se recusaram a vir para a Grã-Bretanha no ano novo pois teriam que carregar a papelada da alfândega, e a necessidade de garantir um teste de coronavírus agravará ainda mais a situação, elevando os preços do frete.

Os motoristas farão primeiro um teste rápido de fluxo lateral. Qualquer pessoa que registar um resultado positivo fará um teste de PCR mais abrangente, que leva mais tempo para garantir um resultado, e qualquer pessoa com resultado positivo novamente irá para um quarto de hotel para isolamento.

Muitos dos motoristas, em sua maioria europeus, muitos presos nos seus camiões e sem acesso a comida quente ou banheiros, acreditam que são peões  num impasse político entre a Grã-Bretanha e a UE enquanto as negociações comerciais chegam ao clímax.

“Não temos comida para comer, não temos bebida, não temos nada, ninguém ... se preocupa conosco”, disse Stella Vradzheva, uma motorista de Sterlcha, na Bulgária.

Reportagem adicional de James Davey, Joanna Plucinska e Yiming Woo; Escrito por Kate Holton e Michael Holden; Edição de Guy Faulconbridge e Alison Williams



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