ALDÁN, Espanha - Em uma baía escarpada aqui no início da manhã do ano passado, a polícia observou três homens escalando a escotilha de um navio curioso que mal chegava à superfície do Oceano Atlântico.

A embarcação de 66 pés afundou lentamente enquanto os homens nadavam até a praia, onde os oficiais agarraram dois deles. A polícia lutou por dois dias para rebocar sua pedreira inundada até o porto, onde encontrou cerca de 3 toneladas métricas de cocaína a bordo, no valor de cerca de US $ 100 milhões.

Pela primeira vez, eles capturaram um navio formidável na flotilha dos traficantes de drogas: um “narco-submarino” transatlântico.

A América do Sul está inundada de cocaína e os traficantes estão se voltando para novas maneiras de levá-la para a Europa, que a Administração Antidrogas dos EUA diz que pode ter ultrapassado os EUA como o maior mercado do mundo.

Narco-submarinos são descritos como de baixa tecnologia, desconfortáveis ​​e perigosos, o que lhes valeu o apelido de 'caixões de água'.

FOTO: MANU BRABO PARA THE WALL STREET JOURNAL

Depois que um tubo de ventilação quebrou, a tripulação do narco-sub teve que abrir uma escotilha para respirar ar fresco, segundo policiais.

FOTO: MANU BRABO PARA THE WALL STREET JOURNAL

Os narco-submarinos transportam cocaína da Colômbia para a América Central desde os anos 1990 e recentemente proliferaram. Raramente submarinos verdadeiros, eles geralmente são semissubmersíveis que flutuam principalmente, mas não completamente abaixo da linha da água e são quase indetectáveis. A maioria é construída fora da vista nas selvas da América do Sul por cerca de US $ 1 milhão cada.

A descoberta de novembro na costa noroeste da Espanha foi a primeira confirmação de rumores persistentes de que eles também podem chegar à Europa, onde a maior parte da cocaína chega escondida em navios porta-contêineres nos principais portos.

“É uma virada de jogo”, disse Michael O'Sullivan, chefe do Centro de Análise e Operações Marítimas da Europa, que ajuda a coordenar as agências antidrogas europeias.

O Diretor Regional da DEA para a Europa, Daniel Dodds, disse que a descoberta mostra que os cartéis latino-americanos “farão qualquer coisa para conseguir seus produtos aqui”.

Alto mar

A cocaína viajou da Colômbia para o Brasil, onde foi carregada no narco-sub para cruzar o Atlântico. Duas tentativas de descarregar a carga perto da Espanha falharam e a tripulação afundou a embarcação perto de Vigo.

500 milhas

ILHAS AÇORES

(PORTUGAL)

500 km

4

oceano Atlântico

Aproximadamente

4.000 milhas

pelo mar

VEN.

1

COL.

3

2

Macapá

BRASIL

5

Fisterra

ESPANHA

GALICIA

Pontevedra

6

Vigo

10 milhas

PORTUGAL

10 km

Fonte: Polícia Nacional da Espanha

Este relato da viagem do narco-submarino da América do Sul à Europa foi compilado a partir de entrevistas com 10 policiais da Espanha, dos Estados Unidos e de outros países com conhecimento da operação policial, além de fotos e vídeos que eles forneceram.

Os advogados dos três homens - Agustín Álvarez da Espanha e Luis Benítez e Pedro Delgado do Equador - não responderam aos pedidos de comentários. Os três estão sendo investigados por um tribunal espanhol por suposto tráfico de drogas e participação em uma organização criminosa. O tribunal ordenou que Álvarez fosse preso enquanto aguardava o julgamento por ser considerado seu líder e um risco de fuga. Os outros dois foram soltos.

Sua nave de fibra de vidro cinza foi construída em um complexo fortemente vigiado obscurecido por uma densa floresta tropical perto da cidade brasileira de Macapá, no estuário do Amazonas. A tripulação chegou em outubro. O piloto e mecânico, equatoriano e na casa dos 40 anos, arrecadou alguns milhares de euros pela viagem, uma grande quantia na volta para casa. Álvarez, um ex-campeão de boxe amador de 29 anos da cidade galega de Vigo, representou a gangue espanhola que traria a carga para terra. Álvarez, que morava em Madri sem emprego estável, teria ganhado centenas de milhares de euros. Ele não tinha nenhuma condenação anterior relacionada a drogas ilegais, mas tinha uma licença de piloto de barco, o que sugere à polícia que ele pode ter estado envolvido no tráfico.

“Eles não teriam confiado a ninguém”, disse o comissário Antonio Martínez, chefe da divisão de drogas da Polícia Nacional da Espanha.

No final de outubro, eles seguiram para a Espanha, a cerca de 6.000 quilômetros de distância. Na costa do Brasil, lanchas transferiam a cocaína, acondicionada em 152 fardos marcados com os logotipos dos produtores de um touro, um cavalo e um demônio. As embalagens desceram da Amazônia da Colômbia, onde a produção disparou nos últimos anos.

Narco-submarinos são de baixa tecnologia, desconfortáveis ​​e perigosos, o que lhes valeu o apelido de “caixões de água”. A tripulação compartilhou uma cabine apertada, com os fardos, espremidos entre um motor a diesel trovejante e mais de 5.000 galões de combustível. Eles tiveram que abrir a escotilha para fazer suas necessidades e, depois que um tubo de ventilação quebrou, para tomar ar fresco. O sustento era pouco mais do que biscoitos, chocolate e água. A única visão era através de janelas estreitas.

Em 15 de novembro, as autoridades europeias receberam uma dica da polícia do Reino Unido de que um navio não identificado carregado com cocaína estava cruzando o Atlântico. Eles não haviam detectado a nave quando, três dias depois, ela se aproximou da costa sudoeste da Espanha, na esperança de transferir sua recompensa para lanchas rápidas. Mas uma tempestade levantou ondas que tornaram os mares traiçoeiros, especialmente para descarregar fardos pesados ​​por uma pequena escotilha. A tripulação esperou dois dias. Então veio uma mensagem do litoral: É impossível.

“Foi o pior momento para chegar à costa em um semissubmersível”, disse o inspetor-chefe Alberto Morales, chefe da seção de cocaína da Polícia Nacional.

Discreto

Os narcossubmarinos são de baixa tecnologia, mas muito difíceis de serem detectados pela polícia.

Especificações semissubmersíveis

Altura:

sobre

10 pés

Sistema de alimentação diesel

Sistema de ventilação

Janelas de cabine

diesel

tanque

diesel

tanque

diesel

tanque

Válvulas de fundo

Hélice

Armazenamento de drogas,

volante e

sala-de-estar

Comprimento: 66 pés

Fonte: Polícia Nacional da Espanha

Assim, o narco-submarino rumou para o norte, rumo à Galícia, cujos 1.600 quilômetros de costa há muito o tornaram a rota preferida dos contrabandistas. Desde os anos 1980, os traficantes de cocaína carregam lanchas com o que chamam de fariña, a palavra galega para farinha, de grandes navios comerciais. Eles subiam em enseadas pontilhadas de plataformas de mexilhão e entregavam suas cargas em enseadas isoladas.

A embarcação evitou o arrastão europeu enquanto seguia para o norte, passando por Portugal em direção à Costa da Morte, ou Costa da Morte, como a ponta noroeste da Galiza é chamada por muitos navios naufragados em sua costa rochosa. Aí a tripulação deu um segundo vazio. Um navio de pesca enviado para recolher a carga não apareceu, provavelmente impedido por uma forte presença da polícia.

Nesse ponto, parece que a gangue galega soltou a tripulação, decidindo que o risco de ser pego superava a perda da cocaína. Com a comida e o combustível acabando, Álvarez elaborou um plano. Ligou para um amigo de Vigo e marcou um encontro numa praia de costa acidentada onde costumava mergulhar. O amigo fez uma lista do que a tripulação precisaria: três conjuntos de roupas, sapatos, lanternas e um cartão SIM para Agus, como Álvarez era conhecido pelos amigos.

Os três tripulantes desembarcaram em uma praia de uma península da região da Galícia, segundo autoridades policiais.

FOTO: MANU BRABO PARA THE WALL STREET JOURNAL

Tempestades estavam atrapalhando os esforços das autoridades para localizar o navio.

“Sabíamos que estava lá, mas não havia como encontrá-lo”, disse o capitão Francisco Torres, da Guarda Civil Espanhola.

Mas as interceptações de telefone e outras informações significavam que eles sabiam aproximadamente onde estava. Eles colocaram cerca de 250 oficiais em carros, barcos e helicópteros ao longo da costa, onde pensaram que provavelmente se aproximaria da costa.

No início da manhã de 24 de novembro, a polícia parou um carro com suas luzes piscando para o mar de uma península entre dois estuários. No porta-malas havia três conjuntos de roupas secas e algumas barras energéticas. A polícia anotou o nome do motorista e posteriormente prendeu-o junto com outros dois que tentaram ajudar a tripulação.

O narco-sub logo entrou na baía. A cerca de 100 metros da costa, a tripulação abriu as válvulas da embarcação para afundá-la. O plano de Álvarez parece ter sido abandonar o navio em águas rasas o suficiente para recuperar a carga mais tarde ou para demonstrar às gangues colombianas e galegas que ele não a furtou.

Agustín Álvarez foi preso vestindo roupa de neoprene e sapatos de espuma rosa.

FOTO: POLÍCIA NACIONAL DA ESPANHA

Enquanto os três homens saíam da escotilha, ficou claro que os dois equatorianos mal sabiam nadar.

“Eles teriam morrido se o espanhol não os tivesse ajudado”, disse um oficial envolvido na operação.

Policiais pegaram um dos equatorianos tentando recuperar o fôlego na praia. Eles logo prenderam o outro não muito longe. Os homens estavam exaustos e haviam perdido mais de 10 quilos. Álvarez fugiu por encostas arborizadas pontilhadas de casas de veraneio.

A polícia bloqueou a área. Cinco dias depois, os policiais se aproximaram de uma casa de madeira no final de uma estrada de terra onde tinham informações que ele estava escondendo.

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Lá dentro, encontraram o Sr. Álvarez, esquelético e ainda usando a roupa de neoprene e os sapatos de espuma rosa com que havia desembarcado. A princípio, ele negou qualquer conhecimento do narco-submarino, insistindo que era pescador e recusando água e biscoitos do oficiais.

Eventualmente, ele se rendeu e engoliu uma garrafa de meio litro de água.

“Está acabado,” ele disse, caindo para frente. "Acabou."

Escreva para James Marson em james.marson@wsj.com

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Publicado em 19 de outubro de 2020, edição impressa como 'Inside the Atlantic Crossing of a' Narco-Submarine '.'


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