sexta-feira, 1 de julho de 2022

Qual a razão do mármore de Calcutá ser tão caro?

 

Mármores italianos como Calacatta são incomparáveis no mundo das pedras naturais quando se trata de pureza e beleza. Reconhecida por seus veios arrojados e padrões intrincados, não é de surpreender que essa pedra tenha sido utilizada em algumas das estruturas mais notáveis da história, principalmente castelos e catedrais. A atemporalidade e a elegância desta pedra falam com sua cor branca brilhante e veios detalhados. Associado ao luxo, elegância e requinte, o Mármore Calacatta é usado como símbolo de status em estruturas residenciais e comerciais em todo o mundo.


Por que o Mármore Calacatta é tão caro?

O mármore preferido do famoso escultor italiano Michelangelo é proveniente de pedreiras nas montanhas Apuanas em Carrara, Itália. Ele é originário de uma ampla cordilheira da região de Carrara, onde também extraem outros mármores, como Carrara, Statuário e outros. Cada uma dessas pedras é um mármore branco com uma formação geológica semelhante à natureza.

A produção de lajes de Mármore Calacatta é limitada e rigidamente controlada. A extração de pedreiras torna-se extremamente difícil nos meses de inverno no topo da montanha de Carrara, portanto, as condições sazonais afetam a produção. Algumas pedreiras produzem mármore Calacatta que é superior a outras. A pedreira Borghini, por exemplo, é uma das pedreiras mais antigas e temperadas da região de Carrara, com alguns de seus cortes que remontam à época romana.

Por que o Mármore Calacatta é tão caro?

Extraído da indiscutível capital mundial do mármore, esta pedra é frequentemente comparada com o Mármore de Carrara. Apesar da semelhança, a sutil diferença fala muito. O Mármore Carrara ostenta um fundo cinza-prateado com veios suaves, enquanto o Mármore Calacatta ostenta um fundo branco com veios arrojados. De qualquer forma o preço do Calacatta é mais do que o dobro do Carrara.

O Calacatta tem um visual único e só pode ser encontrado em uma região do mundo. Centenas de anos atrás, os italianos descobriram que o que distingue todos os mármores brancos da região de Calacatta são os veios da pedra e o branco do fundo. Quanto mais caras as placas, mais branco é o material. Quanto mais 'uniforme' for o veio de uma pedra, mais caro se torna. Os fatores sazonais e a cor da pedra contribuem para a raridade e o alto preço da pedra natural.

Por que o Mármore Calacatta é tão caro?

O mármore é uma pedra natural dura que foi formada sob calor e pressão extremos na Terra. É uma substância durável e resistente ao calor. Uma bancada de mármore que é selada e limpa regularmente é uma escolha impressionante e duradoura para cozinhas e banheiros. As coisas a serem observadas com bancadas de mármore são que elas exigem alguns cuidados e manutenção para mantê-las com uma aparência fantástica.

Esta pedra natural é preferida como pedra decorativa no design de interiores e exteriores. Usado em banheiros, bancadas de mármore na cozinha, apresentam paredes, lareiras, pisos de mármore em escritórios, como azulejos em uma aplicação interna e muito mais. Se pretende transmitir uma sensação de requinte e elegância a um espaço, o mármore Calacatta não decepcionará.

Embora o mármore Calacatta pareça fantástico em qualquer superfície ou área, ele requer alguma manutenção. Por causa da riqueza profunda do branco, a maioria das manchas que se formam neste material poroso serão bastante visíveis se não forem eliminadas. A vedação regular com um selante, o uso de um produto de limpeza não ácido para evitar corrosão e a limpeza imediata de derramamentos de alimentos para evitar manchas são alguns pontos a serem lembrados.

A tortuosa história de Davi

Por que o Mármore Calacatta é tão caro?

No início do século XVI, a Opera del Duomo -o comitê de funcionários encarregados da decoração e manutenção da catedral de Florença- tinha um complicado projeto inacabado em suas mãos. Uma estátua de Davi, o herói bíblico que matou o gigante Golias, havia sido encomendada em 1464 para Agostino di Duccio, um dos alunos de Donatello.

Para tanto, uma enorme laje de mármore Calacatta foi extraída das pedreiras de Carrara. Por razões desconhecidas, Agostino abandonou o projeto depois de fazer apenas um pouco de trabalho, principalmente desbastando as pernas.

Outro escultor, Antonio Rossellino, foi contratado para assumir o projeto em 1476, mas desistiu quase imediatamente, alegando a má qualidade daquele mármore. Análises científicas modernas do mármore confirmaram que ele é de fato de qualidade medíocre. Deixada sem um escultor, mas muito cara para jogar fora, a laje maciça ficou exposta aos elementos por um quarto de século.

No verão de 1501, um novo esforço foi feito para encontrar um escultor que pudesse terminar a estátua. O escultor Michelangelo, de 26 anos, foi escolhido e recebeu dois anos para completá-lo. No início da manhã de 13 de setembro de 1501, o jovem artista começou a trabalhar na laje, extraindo a figura de Davi em um processo milagroso que o artista e escritor Giorgio Vasari descreveria mais tarde como "o resgate à vida daquele que foi morto".

Em 1504, quando Michelangelo terminou seu trabalho, os oficiais florentinos concluíram que a estátua era pesada demais para ser colocada no local pretendido no telhado da catedral. Um comitê de artistas, incluindo Sandro Botticelli e Leonardo da Vinci, se reuniu e decidiu que a estátua deveria ser colocada na entrada do Palazzo Vecchio, em Florença. Em 1873 foi transferido para a Galleria dell'Accademia em Florença e uma réplica foi erguida no local original.



https://www.mdig.com.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário