Os Cenotes Mexicanos são um ecossistema único e delicado que merece um toque respeitoso. O cinegrafista Daan Verhoeven e a mergulhadora colombiana Sofia Gomez Uribe gravaram este vídeo sublime em apneia, com equipamento mínimo, em vários cenotes, ao longo de vários dias. O vídeo foi visto mais de 17 milhões de vezes e você poderia perguntar o que ele tem de especial. Veja, pois é fantástico. Daan diz na descrição do vídeo, que para cada mergulho, eles pediram permissão ao proprietário e se podiam tocar no ambiente ou não. |
Em alguns casos, parece claro que era apenas rocha ou areia ou árvores afundadas, mas alguns pareciam estalactites, que são frágeis e não devem ser tocadas. Acontece que a maioria delas eram estalactites petrificadas, que se tornaram rocha sólida e eram boas ao toque, desde que estivessem atentos.
Em geral, é claro que é melhor não tocar em nada ao nadar (ou correr) em ambientes que você não conhece bem. Eles tentaram se informar da melhor maneira possível e, na dúvida, ficaram bem longe de formações sobre as quais não tinham certeza; obviamente não vale a pena arriscar um ambiente único para um vídeo.
Sofia é recordista mundial de apneia de profundidade em três diferentes disciplinas e atleta altamente treinada; provavelmente é melhor não tentar recriar isso sem treinamento sério.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário