segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Assalto do trem da Amazon: milhares de pacotes estão sendo roubados nas vias de Los Angeles


 

Mais de 100 anos já se passaram desde que Edwin S. Porter levou ao cinema uma das primeiras histórias fictícias das quais se têm registros: "O Grande Roubo do Trem". Nela, três forajidos procediam o roubo de uma locomotiva em sua parada em um depósito de água. Além de ser um dos primeiros exemplos de narrativa realista no cinema, o filme foi inovador. Os tempos mudaram e o que vivemos agora é muito diferente. Caixas destroçadas com o logo da Amazon e produtos de baixo valor eliminados contaminam as vias enquanto os delinquentes apontam a trens de carga em uma nova onda de delitos.


Assalto do trem da Amazon: milhares de pacotes estão sendo roubados nas vias de Los Angeles


Para sorte da companhia de Bezos, não há que lidar com encapuzados armados com revólveres ou rifles de Carabina, mas sim com milhares de pedidos que nunca chegarão a seu destino.

Os trens de ônus que transportam pacotes da Amazon e outros pedidos são continuamente invadidos perto do centro da cidade de Los Angeles. Os ladrões sobem aos trens lentos e se apoderam de contêineres de envio abertos para saquear os pacotes e deixar um mar de escombros que incluem artigos que aparentemente os ladrões pensaram não seriam o suficientemente valiosos para revender, incluídos kits de testes antígenos.

A tudo isto ocorreu uma série de arrastões recentes na cidade californiana, nas quas as multidões se precipitaram em lojas de luxo e levaram artigos caros. Várias equipes de televisão conseguiram inclusive filmar como estes ladrões realizam os saques e como a polícia tenta persegui-los sem sucesso.

Como o fazem? Os ladrões esperam até que os longos trens de carga parem, depois sobem aos vagões, estouram as fechaduras ou cadeados se servem dos pacotes que querem, atirando milhares de outros produtos à via férrea. Segundo as etiquetas encontradas por uma equipe da imprensa em uma via próxima ao centro, muitas correspondiam as principais empresas de pedidos por correio e transportadora dos EUA, como Amazon, Target, UPS e FedEx.

O fenômeno disparou recentemente com o pico de atividade aliado as compras natalinas. Segundo números da Union Pacific, mais de 90 contêineres foram vandalizados todos os dias em média no condado de Los Angeles no último trimestre de 2021. A empresa, que tem seu próprio departamento de polícia com jurisdição sobre as 50 mil quilômetros de ferrovias que possui, segue retirando embalagens destroçado nos trechos de linhas, mas a cada semana cresce ainda mais. E os pacotes eliminados pelos ladrões já cobrem quase cada centímetro das vias em algumas áreas.

Grande parte destes delitos acontecem ao longo das seções da via que tem crescentes acampamentos de pessoas sem lar. Os ladrões estão apontando recentemente os trens à medida que avançam lentamente quando se aproximam do centro.

No mês passado, a polícia de Los Angeles prendeu uma dúzia de pessoas por arrastões em lojas. Foram acusados ​​de uma série de 11 roubos em 10 dias nos quais se roubaram mercadorias no valor de quase 1,9 milhões de reais. Os críticos relacionaram a onda de delitos com o fim de uma política de não liberdade sob fiança para alguns acusados, uma medida que tinha como objetivo reduzir a superlotação nos presídios.

- "Deveríamos ter juízes que ponham essa gente na cadeia", disse o prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti faz algumas semanas.

O aumento da delinquência em Los Angeles viu um aumento de 12% nos homicídios em 2021, com quase 400 assassinatos. Os delitos violentos aumentaram 3,9% e os delitos contra a propriedade aumentaram 4,2% durante o mesmo período. Enquanto isso, os compradores de Amazon seguirão sem ver seus pacotes. Por muito que esperem.


www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário