sábado, 4 de dezembro de 2021

Quando os inuítes expulsaram os vikings da Groenlândia


 www.mdig.com.br 


Os ferozes e celerados vikings que assolaram a costa européia a partir do final do século VIII e chegaram a fundar assentamento e reinos em muitos lugares como Escócia, Irlanda, Inglaterra, Normandia ou Sicília, sofreram também muitos reveses e derrotas até o final da época viking, no ano 1100. Um dos capítulos menos conhecidos desta longa e intensa história, de invasões, saques, roubos e assassinatos, é a de como foram vencidos e expulsos da Groenlândia pelo povo inuíte.


Quando os inuítes expulsaram os vikings da Groenlândia

Os vikings tinham chegado a Groenlândia no final do século X, mais ou menos no ano 985, vindos da Islândia, comandados por Erik, o Vermelho, que, desterrado durante três anos por assassinato, organizou uma expedição ao lugar que chamou de Groenlândia (Terra Verde) supondo que dessa forma atrairia mais pessoas a lhe acompanhar. 25 dracares partiram da Islândia, mas só chegaram 14.

Ali estabeleceram três colónias, sendo o Assentamento Oriental o que mais se desenvolveu durante os séculos posteriores. Os arqueólogos estimam que chegou a ter 500 granjas, uma catedral e um monastério para uns 5.000 habitantes. Uma quantidade considerável para a Idade Média europeia, da qual poderia ser dito que aqueles assentamentos eram a última fronteira.

Embora os primeiros vikings a chegar à Groenlândia tenham seguido as crenças pagãs tradicionais, o cristianismo chegou lá logo depois e igrejas e até mesmo uma catedral foram construídas na ilha. A Igreja Católica nomeou um bispo para a Groenlândia e, à medida que os vikings desistiram de seus antigos costumes, também perderam muito de sua reputação de guerreiros, assassinos e invasores.

Quando os inuítes expulsaram os vikings da Groenlândia

Alguns destes vikings groenlandeses se aventurariam para além, até o que hoje é o nordeste de Canadá e o assentamento de L'Anse aux Meadows em Terranova mas também para o norte, se deslocando a centenas de quilómetros de seus assentamentos em procura de ursos polares, narvais e focas, que supunham um interessante comércio de peles e marfim com o continente europeu.

Mas o que não sabiam é que ao mesmo tempo no Alasca estava se desenvolvendo uma nova cultura, o povo Uummannaq (décadas mais tarde renomeado como thule), os ancestrais da nação indígena esquimó, atuais inuítes. Originários da Sibéria, foram se estendendo gradualmente pelo Ártico, deslocando os aborígenes. No ano 1200 d.C. conseguiram acabar com a cultura dorset do norte do Canadá.

Aliás, as tradições orais dos inuítes relatam como os dorsets eram um povo gentil, que não tinha arcos nem flechas, e que, portanto, eram de fácil domínio. Os thules continuaram sua expansão ao Leste e, em algum momento entre o ano 1100 e o 1300 chegaram na Groenlândia. Ainda que os thules não fossem grandes navegadores, a Groenlândia está conectada ao Canadá por uma crista subaquática com menos de 180 metros de profundidade e, em seu ponto mais próximo, fica a apenas 26 quilômetros da Ilha Ellesmere.

Quando os inuítes expulsaram os vikings da Groenlândia

Ali entraram finalmente em contato com os assentamentos vikings. Os registros documentais nórdicos conservados mencionam ataques de invasores naquela época. Algumas fontes relatam inclusive como os thules arrasaram um dos assentamentos e masacraram a população.

O clima, que naquele momento atravessava uma pequena Idade do Gelo, junto com os ataques dos invasores e os problemas internos, terminaram por fazer que a sociedade nórdica da Groenlândia ruísse final e totalmente.

Em algum momento do século XV não restava nem sinal de vikings na ilha, seu território acabou sendo invadido, seus barcos foram queimados, eles foram colonizados pelos inuítes, e sua história foi amplamente esquecida pelo mundo moderno.

Sem comentários:

Enviar um comentário