domingo, 3 de outubro de 2021

Mais de 26 mil famílias já concorreram à “bazuca”. Cheques para obras em casa são os mais disputados


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Um décimo da “bazuca” já está a concurso. O Plano de Recuperação e Resiliência disponibilizou €1734 milhões através do lançamento de concursos públicos e avisos para candidaturas

Um décimo do envelope do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) já está disponível, seja em avisos para candidaturas ou em concursos públicos lançados.

Em causa estão 1734 milhões de euros dos 16.644 milhões de euros da dotação global de empréstimos e subsídios a que o país terá direito até 2026.

Os números são da estrutura de missão Recuperar Portugal responsável pela gestão dos milhões da ‘bazuca”.

No ponto de situação divulgado na última sexta-feira, a equipa liderada por Fernando Alfaiate mantém firme o objetivo de atingir os 100% de contratos assinados com os beneficiários até ao final do ano, tal como avançado ao Expresso.

À data de 29 de setembro, 55% da dotação do PRR já estava contratualizada entre a estrutura de missão Recuperar Portugal e as diversas entidades beneficiárias destes fundos europeus que serão responsáveis pela execução dos investimentos no terreno.

Somando as contratualizações em curso, o rácio sobe para 65%, de 9219 milhões de euros para 10.768 milhões de euros.

As candidaturas ao PRR somam 26.449, das quais 35 submetidas pelas instituições de ensino superior e 26.414 submetidas pelas famílias portuguesas.

Foram as famílias que receberam os primeiros 5 milhões de euros pagos pela “bazuca”. Estes foram parar a quem fez obras para tornar a sua casa mais "verde" ao abrigo do Programa de Apoio Edifícios mais Sustentáveis.

Para as escolas, também já estão comprometidos 164 milhões de euros. E a 30 de setembro, foi assinado mais um contrato de financiamento.

Em causa estão 272 milhões de euros para a Secretaria-Geral da Educação e Ciência prosseguir a digitalização das escolas, designadamente através do fornecimento de conetividade à internet de qualidade às escolas e da criação de condições para a melhoria e utilização generalizada de recursos educativos digitais.

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