quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Desfrute de um passeio pelas montanhas do Himalaia e ouça histórias de Khumbu, no Nepal


 

Este comercial do Google Maps foi lindamente filmado, mostrando as montanhas de Khumbu, Nepal e o simpático e educado povo sherpa que vive lá. A região de Khumbu fica na base do Monte Everest, conhecido como Sagarmāthā ou Chomolungma localmente, a montanha mais alta do nosso planeta. O vídeo curtinho (uma pena) mostra quatro aldeias, Thame, Pangboche, Khumjung e Pheriche além também do famoso mosteiro budista em Tengboche. A altitude média destas localidades é de 3.500 metros e muitas vezes servem de primeira base de aclimatação para quem vai desafiar os 8.848 metros do Monte Everest.


Desfrute de um passeio pelas montanhas do Himalaia e ouça histórias de Khumbu, no Nepal

De fato, pessoas com forma física mais frágil necessitam inclusive fazer aclimatação para poder ir a estas aldeias, sob o risco de padecer de hipobaropatia (mal da montanha), devido ao ar rarefeito. Exatamente por isso os sherpas são considerados uma classe de super-humano. Após viverem séculos na região de alta montanha, os sherpas evoluíram fisicamente para dominar a capacidade de viver sob a condição de ar rarefeito.



Atenção os vídeos têm tradução para português, veja como traduzir






exploração do Google Maps de cinco comunidades sherpa, documenta uma amostra de como é visitar o local. O pouso no aeroporto Lukla é a primeira de várias aventuras dos visitantes da região. Geralmente, os passageiros se agarram aos seus assentos quando o pequeno avião desce até uma pista de pouso estreita e íngreme, situada entre picos gigantes. Na alta temporada, dezenas de voos decolam e pousam nesse aeroporto todos os dias. Os passageiros que desembarcam se deparam com uma vista de tirar o fôlego e logo percebem que estão sem fôlego mesmo, pois o ar é rarefeito lá em cima. Isso sem contar a dor de cabeça que se prolonga por horas até o corpo se acostumar.

Apelidado de "Super Sherpa", Apa Sherpa é recordista mundial por escalar o Monte Evereste 21 vezes, mais que qualquer pessoa em toda a história. Em 2012, ele foi a primeira pessoa a concluir a Grande Trilha do Himalaia, amplamente considerada uma das trilhas mais difíceis do mundo. Agora, ele dedica sua vida a melhorar o ensino e as oportunidades econômicas das crianças locais por meio da Fundação Apa Sherpa. O trabalho da fundação se concentra em Thame, que também é cidade natal de outro sherpa famoso: o lendário Tenzing Norgay.

Kancha Sherpa é o último membro sobrevivente da Expedição de 1953 ao Everest, a primeira escalada bem-sucedida até o cume da montanha. O alpinista neozelandês Sr. Edmund Hillary e o alpinista nepalês Tenzing Norgay Sherpa são muito conhecidos por esse feito, mas a expedição não teria tido sucesso sem os carregadores e guias locais, como Kancha Sherpa.



www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário