quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Sydney vai apertar os freios COVID-19, capital australiana entrará em bloqueio

 



www.reuters.com 









SYDNEY, 12 de agosto (Reuters) - Militares extras australianos podem ser chamados para garantir o cumprimento das regras de bloqueio em Sydney, disse o governo do estado de New South Wales na quinta-feira, conforme a variante do coronavírus Delta altamente infecciosa se espalha para áreas regionais.

A mudança ocorre no momento em que a capital da Austrália, Canberra, 260 km (160 milhas) a sudoeste de Sydney, anunciou um bloqueio repentino de uma semana na noite de quinta-feira após relatar seu primeiro caso de COVID-19 adquirido localmente em mais de um ano. Posteriormente, as autoridades confirmaram mais três casos, todos contatos próximos do primeiro caso, um homem não identificado.

A Austrália está lutando para chegar ao topo da rápida linhagem Delta que mergulhou suas duas maiores cidades - Sydney e Melbourne - em confinamentos rígidos.

"Estamos nos certificando de não deixar pedra sobre pedra em relação aos recursos (militares) extras", disse a premiê estadual Gladys Berejiklian de Nova Gales do Sul (NSW) em uma entrevista coletiva em Sydney, capital do estado.

Cerca de 580 militares desarmados já estão ajudando a polícia a cumprir as ordens de quarentena domiciliar para as famílias afetadas nos subúrbios mais afetados de Sydney, a cidade mais populosa da Austrália. consulte Mais informação

Várias cidades regionais espalhadas por NSW também foram forçadas a bloqueios instantâneos após novos casos, aumentando o temor de que o vírus esteja se espalhando fora de controle.

Apesar de sete semanas de bloqueio em Sydney, as infecções diárias continuam a pairar perto de níveis recordes. NSW na quinta-feira relatou 345 novos casos adquiridos localmente, a maioria deles em Sydney, contra 344 um dia antes.

As regras de bloqueio foram reforçadas em mais três áreas do conselho local em Sydney, limitando o movimento de pessoas a 5 km (3 milhas) de suas casas.

Joe Awada, o prefeito de Bayside Council, uma das áreas sujeitas a restrições adicionais, questionou por que mais meios-fios direcionados não foram introduzidos.


"Pretendo bloquear 200.000 residentes por causa de três subúrbios não é aceitável para mim", disse Awada à Australian Broadcasting Corporation.

As autoridades também relataram a morte de dois homens na casa dos 90 anos, elevando o total de mortes no último surto para 36. Um total de 374 casos estão em hospitais, com 62 em terapia intensiva, 29 dos quais precisam de ventilação.

Em Canberra, as autoridades disseram que o bloqueio de uma semana era necessário, pois não tinham certeza de como o homem de 20 anos adquiriu o COVID-19.

Canberra escapou em grande parte de todos os casos de COVID-19 desde o início da pandemia, e a confirmação de uma variante Delta causou pânico nas compras nos supermercados e nas longas filas nos locais de teste.

O estado vizinho de Victoria relatou na quinta-feira 21 novos casos adquiridos localmente, contra 20 no dia anterior, enquanto 5 milhões de residentes de Melbourne, capital do estado, se preparavam para entrar em uma segunda semana de confinamento. consulte Mais informação

Dos novos casos, seis passaram algum tempo ao ar livre durante a infecção, um número que as autoridades disseram que deve retornar a quase zero antes que as restrições possam ser amenizadas.

A Austrália evitou amplamente os altos números de coronavírus vistos em muitos outros países, com pouco mais de 37.700 casos e 946 mortes, e vários estados permanecem quase livres de COVID, apesar dos surtos em Sydney e Melbourne.

Mas a rápida disseminação da variante Delta em Nova Gales do Sul e um lançamento lento da vacina deixaram o país vulnerável a uma nova onda de infecções.

Apenas cerca de 24% das pessoas com mais de 16 anos estão totalmente vacinadas.

Reportagem de Renju Jose; reportagem adicional de Colin Packham em Canberra, edição de Stephen Coates, Richard Pullin e Sam Holmes





Uma mulher empurra um carrinho de compras passando por prateleiras quase vazias em Casey Market Town, em Canberra, Austrália, em 12 de agosto de 2021 nesta captura de tela tirada de um vídeo. Josh Nixon / Twitter @ Podpeopledoom / via REUTERS

Sem comentários:

Enviar um comentário