domingo, 1 de agosto de 2021

Os protestos de Paris contra a Covid ID tornam-se violentos enquanto a França resiste à medida


 



Três policiais ficaram feridos durante os protestos em massa em Paris contra um "passe de saúde" Covid-19 que se espalharam por violentos confrontos entre os manifestantes e a polícia, enquanto milhares de pessoas saíam às ruas da França pelo terceiro fim de semana consecutivo.

A tensão aumentou nas ruas de Paris no sábado, quando dezenas de pessoas se manifestaram contra o plano do governo de exigir um certificado de saúde Covid-19 especial para permitir que as pessoas se envolvessem em atividades cotidianas.

Em alguns pontos, a situação aparentemente saiu do controle quando os policiais foram vistos usando canhões de água e gás lacrimogêneo contra as multidões enfurecidas que atiravam na polícia com o que pareciam ser pedras e garrafas.

Um vídeo publicado nas redes sociais também mostrou o que parece ser a explosão de um pequeno dispositivo incendiário em uma das ruas, onde a polícia enfrentou os manifestantes.

Outro vídeo mostrou uma briga breve, mas intensa entre a polícia e os manifestantes, que aparentemente levou um dos policiais a tentar suas habilidades de boxe em um impasse com a multidão. Os policiais usavam ativamente cilindros de gás lacrimogêneo e spray de pimenta para dispersar a multidão e expulsá-los.

Um grupo de policiais em retirada também viu alguns de seus colegas caindo sobre uma barricada feita de lixeiras em chamas. O incidente terminou com um policial pegando fogo brevemente, com seus colegas correndo para apagar as chamas.

O Le Parisien informou que pelo menos três policiais ficaram feridos nos confrontos de sábado. Não está claro quantos manifestantes foram feridos e detidos durante as manifestações. Imagens que surgiram nas redes sociais mostraram policiais colocando algemas em várias pessoas caídas no chão.

Paris não foi o único local de protesto no sábado, já que eventos semelhantes foram realizados em cerca de 150 cidades da França, de acordo com relatos da mídia. A maioria das manifestações foi pacífica.

Os protestos em massa foram desencadeados pela decisão do governo do presidente Emmanuel Macron de endurecer ainda mais os regulamentos da Covid-19. A partir de 9 de agosto, os cidadãos franceses precisarão de um passe especial de saúde para entrar em cafés e até mesmo para usar certos meios de transporte público. O documento 'passe verde' prova que uma pessoa está totalmente vacinada, se recuperou do Covid-19 ou recentemente teve um teste negativo para a doença.


www.rt.com

Sem comentários:

Enviar um comentário