quinta-feira, 19 de agosto de 2021

IMAGENS VISTAS DE CIMA MOSTRAM GOLFINHOS FAZENDO ANEIS DE LAMA PARA CAPTURAREM AS SUAS PRESAS


 

Os golfinhos-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) empregam muitas táticas para pescar, como usar a cauda ou nadar ao lado de pescadores. Mas um novo estudo descobriu que os animais constroem anéis de lama para prender as presas no Caribe, a primeira vez que a prática foi vista na região. Essa técnica de caça só foi vista até agora em Florida Keys e implica um golfinho, ou mais, agitando o rabo perto do fundo do mar para formar um anel de lama. Os peixes ficam presos no anel e tentam escapar pela superfície, mas, ao romperem a água, os golfinhos estão prontos para atacar.


Imagens incríveis vistas de cima mostram golfinhos fazendo anéis de lama para capturar e caçar peixes

Pesquisadores da Aliança Sarteneja para Conservação e Desenvolvimento observaram pela primeira vez essa tática de pesca no Caribe na Baía de Chetumal-Corozal, Belize.

Eric Ramos, o autor do estudo, pesquisou no Google Earth e encontrou imagens do anel de lama. Para confirmar que essa era a mesma tática de caça de peixes usada pelos golfinhos-nariz-de-garrafa na Flórida, ele foi ao estado dos EUA para coletar imagens de satélite de anéis de lama lá.

Ele disse que ficou surpreso que dois grupos de golfinhos em diferentes regiões tivessem encontrado uma tática semelhante para capturar suas presas. No entanto, os ambientes semelhantes em Florida Keys e Chetumal-Corozal Bay podem contribuir para que os golfinhos usem o mesmo método de caça.

- "Esta baía é muito semelhante, então parece um caso claro de que eles provavelmente convergiram para esta solução e aprenderam a criar anéis de lama para caçar peixes em circunstâncias semelhantes, o que é incrível para mim é que eles planejaram táticas complicadas semelhantes"disse Eric.

Embora esta tenha sido a primeira vez que os pesquisadores descobriram que os golfinhos-nariz-de-garrafa em Belize, e também no México, criaram anéis de lama, Eric não se surpreendeu pelos animais terem desenvolvido a técnica.

- "Era de se esperar que os golfinhos fizessem isso, mas não tínhamos evidências antes de mostrar que eles poderiam inovar uma tática de forrageamento complexa que é tão semelhante em diferentes populações que não estão próximas", explicou Eric.

Apesar da inovação dos golfinhos, o impacto da mudança climática nos oceanos pode ser prejudicial para seus métodos de caça. Eric disse que quanto mais especializado um animal é na caça, mais difícil é lidar com as mudanças ambientais.

- "Eles estão em déficit em um futuro em que as mudanças climáticas estão mudando sua baía porque esses golfinhos são especialistas em caçar peixes em águas rasas e se essas populações de peixes estiverem baixas, eles não sobreviverão", concluiu.


www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário