sábado, 3 de julho de 2021

Israel tem uma das maiores taxas de imunização do mundo mas passa de 10 para 300 casos diários (OS NÚMEROS ACTUAIS DA VACINAÇÃO EM PORTUGAL E NO MUNDO)

 

Número de novos casos de covid-19 passou de 10 casos diários, durante o mês de junho, para 300 e alguns especialistas estimam que pode chegar às mil infeções por dia, na próxima semana. A variante Delta é responsável por 90% dos novos casosFacebookWhatsappTwitterLinkedinMail

As autoridades de saúde do país estão atentas ao aumento dos novos casos e a acompanhar a evolução do número de internamentos, que ainda não deu sinais de estar a subir, para avaliarem novas medidas de contenção da pandemia de covid-19.

Israel tem uma das maiores taxas de imunização do mundo. Quase 65% da população adulta está vacinada com pelo menos uma dose.

No entanto, na passada semana, a abertura do país a turistas vacinados foi adiada e as autoridades de saúde voltaram a recomendar a utilização de máscaras em espaços interiores.


Os números atuais da vacinação em Portugal e no Mundo


Mais de um em cada três portugueses (33,8%) já tem a vacinação completa e mais de metade da população já tomou pelo menos uma dose.

Esta semana o número médio diário baixou ligeiramente, mas pela segunda semana consecutiva, foram administradas mais de 100 mil doses por dia – 45% para quem tem entre 25 e 49 anos.

Estes são os gráficos interativos do maior e mais rápido processo de vacinação mundial (inclui todos os detalhes sobre Portugal).

NÚMEROS EM PORTUGAL

9,5 milhões

Doses recebidas


8.699.066

Doses inoculadas


129.452

Média diária nos últimos sete dias


POPULAÇÃO VACINADA

5.678.885

com uma dose (55,7%)


3.444.900

com vacina completa (33,8%)

O objetivo europeu é chegar ao final do verão com 70% da população imunizada.


Portugal já recebeu 9.519.240 doses e mais de metade (56%) dos portugueses já foram vacinados – com a vacina completa está 33,8% da população.

VACINAÇÃO POR IDADES

Em % da população de cada faixa etária

Das 710 mil doses administradas na semana passada, mais de metade – 52% – foram dirigidas para primeiras doses e a outra parte para concluir processos de vacinação, na sua maioria para pessoas entre os 50 e os 64 anos. Nas primeiras doses, a grande maioria – mais de 72% – foram para a população entre os 25 e 49 anos.

PRIMEIRAS DOSES POR FAIXA ETÁRIA

Doses semanais (dados de segunda-feira a domingo)

SEGUNDAS DOSES POR FAIXA ETÁRIA

Doses semanais (dados de segunda-feira a domingo)

Ainda assim, com a variante delta a disseminar-se em Portugal e sabendo-se que só a vacinação completa parece ser eficaz, surgem novas preocupações. Há mais de 625 mil utentes com mais de 65 anos que ainda só tomaram uma dose e 46 mil pessoas ainda nem sequer foram vacinadas.

DOSES ADMINISTRADAS POR IDADE

Distribuição do número acumulado de doses (em milhares) por faixa etária. Desde 15 de fevereiro

A região da capital continua a ser a que tem menor percentagem de população vacinada: apenas 28% dos residentes em Lisboa e Vale do Tejo têm a vacina completa.

Ainda assim, na última semana foram administradas mais 6 mil doses do que nos 7 dias anteriores. As regiões de Lisboa e Vale do Tejo e da Madeira foram as únicas que conseguiram aumentar o ritmo de vacinação.

Com quase 425 mil pessoas vacinadas, o Alentejo passou a ser a região do país mais avançada: 37% têm as duas tomas; 20% têm apenas uma dose.

VACINAÇÃO POR REGIÃO

Em Portugal Continental

A nível mundial, uma forma de perceber a velocidade a que os diferentes países estão a vacinar é a de observar o número de doses administradas por 100 habitantes.

PAÍSES COM MAIOR NÚMERO DE DOSES INOCULADAS

Total de doses inoculadas por 100 habitantes. Em países e territórios com mais de 400 mil habitantes

Israel liderou a corrida desde cedo. O Governo, que procurava a reeleição em março, terá pago quase o dobro do que pagou a União Europeia por cada dose e partilha, semanalmente, informação clínica dos cidadãos com a farmacêutica Pfizer.

Também os Emirados Árabes Unidos e, na Europa, o Reino Unido, ocupam posições invejáveis no ranking mundial. Nos países da América do Sul, o Chile destaca-se de todos os outros.

TOTAL DE DOSES NA UNIÃO EUROPEIA

Total de doses inoculadas por 100 habitantes

Na União Europeia, as vacinas são enviadas em simultâneo para todos os Estados-membros e a distribuição das doses é proporcional ao número de habitantes de cada país. Ainda assim, os Estados-membros estão a vacinar a diferentes velocidades. Em Portugal a vacina Pfizer/BioNTech é a mais representada e a Janssen (J&J) a que tem menos doses distribuídas.

DOSES DISTRIBUÍDAS EM PORTUGAL

Total semanal por número de doses

Portugal tem andado quase sempre a par com a média dos 27 Estados-membros. Malta e Hungria (que também usa as vacinas Sinopharm, da China, e Sputnik V, da Rússia) destacam-se pela positiva dos restantes parceiros. Com o menor número de doses por habitante estão a Bulgária, Roménia e Dinamarca.

POPULAÇÃO COM A VACINA COMPLETA

Percentagem da população residente com a vacina completa. Em países e territórios com mais de 400 mil habitantes

Portugal adquiriu mais de 32 milhões de doses de várias vacinas contra a covid-19. A compra faz parte de um acordo entre a União Europeia e seis farmacêuticas. Para já, há quatro vacinas aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento e que estão a ser administradas em Portugal: BioNTech/Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen.

O desenvolvimento das vacinas da Curevax, Novavax e Spuntik V está a ser acompanhado pela Agência Europeia do Medicamento.

NOVAS INOCULAÇÕES POR PAÍS

Média móvel dos 7 dias anteriores

O progresso dos planos de vacinação de cada país está dependente de questões operacionais e logísticas.

O país está a administrar 4 vacinas: Moderna e Pfizer/BioNtech para todas as idades (28 dias entre as duas tomas); Janssen para todos os homens com mais de 18 anos e para mulheres acima de 50 anos (vacina de toma única); e AstraZeneca para maiores de 60 (3 meses entre as duas tomas).

DISTRIBUIÇÃO DAS DOSES DA VACINA POR PAÍS

Percentagem da população residente com a 1.ª dose da vacina e com a vacina completa. Em países e territórios com mais de 400 mil habitantes


Notícia exclusiva do nosso parceiro SIC Notícias


postal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário