domingo, 18 de julho de 2021

A milenar arte popular chinesa do açúcar soprado

 


Não há registos históricos que permitam rastrear quando se originou a forma tradicional de arte popular chinesa que usa açúcar líquido quente para criar figuras tridimensionais, mas há um consenso de que foi criada na China. Conhecida como "tang-ren" ("povo açucarado" em tradução literal) esta forma de arte, muito similar ao sopro de vidro -o que pode ser um indicativo de sua idade- vem sendo praticada em locais públicos por centenas de anos, e ainda pode ser vista até hoje, para júbilo da criançada.


A milenar arte popular chinesa do açúcar soprado

Tradicionalmente, os artistas tinham seus pontos de produção e venda em áreas como mercados e fora das escolas, pois os números atraíam as crianças que davam o toque final soprando a figura. Hoje em dia, essa forma de arte é praticada principalmente em áreas turísticas.


VÍDEO

Essas figuras frágeis e rechonchudas têm uma cor amarelo-amarronzada distinta, geralmente com pigmento amarelo ou verde adicionado. Antigamente eram consumidas como pirulito, mas devido as questões sanitárias, hoje são adquiridas principalmente para fins ornamentais. Figuras populares incluem animais como dragões, galos e porcos, e objetos como facões e lanças.

Os preços podem variar com dependência do talento do artista e da peça, mas em geral não são muito caros. No entanto, durante tempos econômicos difíceis, os artistas trocavam suas obras por ferro-velho, sapatos usados, roupas velhas e, principalmente, pasta de dente. 

As crianças muitas vezes procuravam esses itens para comprar uma figura.


VÍDEO

O método de criação do tang-ren é simples, usando um pequeno fogão, geralmente a carvão, o açúcar é aquecido em uma vasilha de metal. Quando na temperatura correta, uma bola é extraída, amassada nas mãos do artista para obter consistência e flexibilidade.

Um canudo fino é inserido na bola, e o artista, ou a criança a quem será destinada, começa a soprar ar dentro dela, para inflá-la lentamente. Simultaneamente, o artista aperta e puxa partes da bola, com a mão, ou às vezes com ferramentas como pinças, para produzir membros e várias formas. Em Taiwan usam também pequenos moldes de madeira.


VÍDEO

Antes que a figura esfrie completamente, cores, normalmente vermelhas ou verdes, são adicionadas à superfície e um palito de madeira é inserido na parte de baixo.

tang-ren foi gourmetizado na temporada 12 do MasterChef australiano, quando um cara chamado Reynold Poernomo, passou a ser chamado de "rei da sobremesa" ao preparar uma torta de maçã. O prato final fica realmente bonito, mas Reynold faz um mise en scène tão grande para soprar uma "bolinha" que quase provoca um orgasmo na jurada Melissa Leong.


VÍDEO

O Japão tem uma tradição semelhante, que é chamada de "amezaiku". Mas diferente do povo açucarado chinês, os doces japoneses foram levados a um estado pleno de arte da confeitaria.

A milenar arte popular chinesa do açúcar soprado

Também não usa o sopro senão que o artista pega mizuame multicolorido e, usando suas mãos e outras ferramentas como pinças e tesouras, cria uma escultura, mantendo o açúcar sobre a chama de um maçarico. Os artistas do amezaiku também pintam seus doces esculpidos com tintas comestíveis para dar mais personalidade ao trabalho acabado. Animais, insetos e, sobretudo, peixes intrincados são formas comuns de amezaiku criados com velocidade de especialista.


VÍDEO

Alguns artistas do amezaiku também são artistas de rua que realizam truques de mágica e contam histórias junto com seu entretenimento de confecção de doces.


www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário