sexta-feira, 4 de junho de 2021

'Valsa dos Erros': os cómicos balés do lendário coreógrafo Jerome Robbins


 

A porção definida para Valsa No.14 em mi menor, de Chopin, no vídeo que abre este post ganhou o apelido de "Valsa dos Erros". É uma antologia de erros que será familiar para qualquer pessoa que assistiu a algumas produções de balé amador e recitais escolares. Quando todo o conjunto deve estar se movendo na mesma direção ou sincronizando gestos de cisne, aquele que está flagrantemente fora de compasso é um destaque garantido ... se não o favorito do público.


'Valsa dos Erros': os cômicos balés do lendário coreógrafo Jerome Robbins

Robbins generosamente espalha o palhaço entre todos os seis membros do corpo, obtendo quilometragem extra da irritação telegrafada em cada tentativa de correção indiscreta.

Bem executada, a bobagem parece quase improvisada, mas como acontece com todo o trabalho deste lendário coreógrafo, as batidas espontâneas são muito, muito específicas.

Isso só funciona se as dançarinos tiverem a habilidade técnica e as habilidades cómicas para realizá-lo. Isso pode representar um desafio de elenco considerável.

Robbins também achava que The Concert deveria ser apresentado com moderação, para evitar que as piadas se tornassem obsoletas.

O ex-dançarino principal da NYCB, Peter Boal, que tinha 10 anos quando interpretou Cupido no "Mother Goose" de Robbins, fez de The Concert parte do repertório do Pacific Northwest Ballet. Ele revelou outro lado do exigente Robbins:

- "Ele tinha a habilidade única de se tornar como uma criança no estúdio, rindo com os outros e muitas vezes rindo fortemente de suas próprias piadas. Ele certamente foi seu melhor público para o The Concert. Quantas vezes ele contava aquelas piadas e ainda assim uma risada fresca e espontânea irrompia dele como se fosse a primeira vez que contasse.


www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário